NOSSO BLOG

SEO & SEM – Você sabe a diferença?

Nos últimos artigos de blog, falamos de ferramentas e estratégias do Marketing Digital que podem te ajudar a alavancar o seu negócio, mas o Marketing tem inúmeras ferramentas, siglas, estratégias e ações, e com isso surgem alguns termos em inglês que podem nos confundir um pouco, muito porque o marketing traz consigo abreviações “técnicas” estrangeiras.

Hoje vamos falar de dois termos específicos e conhecidos, mas que podem confundir quando não se conhece tanto do assunto, estamos falando de SEO e SEM.

Já falamos em artigos passados a importância de ter um site bem estruturado com uma imersão do cliente online a sua loja, que é como possíveis clientes podem ter contato com a sua marca, além de gerar conteúdo para blogs (como esse), vendas 24 horas, estratégias de Marketing de conteúdo e Inbound Marketing e todos os benéficos que vem com a criação de um bom site. Mas o que adianta ter um bom site se ele não é encontrado?

E é aí que entra o assunto do nosso artigo de hoje. O SEM e SEO são estratégias que vão otimizar de forma paga e orgânica para seu site ser encontrado. Mas calma, explicaremos tudo para você, continue a leitura!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) que traduzindo para o português significa otimização de sites para Mecanismos de Busca, basicamente é um conjunto de estratégias táticas para fazer com que seu site apareça topo do mecanismo de busca de sites como: Google, Bing, Yahoo e outros. Por isso quando melhor a sua colocação nesses mecanismos de busca, maior a chance de um potencial cliente entrar em seu site – trazendo assim também um aumento no tráfego.

E é claro que estando melhor colocado, maior é a chance do seu negócio ser visto por mais pessoas.

Mas para que isso aconteça é necessário algumas estratégias e ações, tais como:

  • Entender e estudar constantemente as métricas da página que você pretende alavancar – como o Google, por exemplo;
  • Criar conteúdos relevantes e de alta qualidade para seu público;
  • Páginas bem escritas e com palavras-chave;
  • Uma ótima experiência na navegação da página como, tempo de carregamento, conteúdo e afins;
  • Utilização de mídias sociais para aumentar o trafego do site;
  • URLs de página simples e bem formatadas com uso das palavras-chave.

O que é SEM?

Já o termo SEM (Search Engine Marketing) otimiza as buscas desses mecanismos só que com anúncios pagos, como aqueles que aparecem no Google. Geralmente esses anúncios são pay-per-click (PPC), ou seja, você só paga por cliques nos anúncios.

Com isso, a empresa consegue direcionar a página para potenciais compradores através de um anúncio relevante com estudos das palavras-chave, que correspondem a as suas consultas das pesquisas. Elas aparecem destacadas como anúncios próximas as listagens orgânicas, fazendo com que sua empresa consiga aumentar a visibilidade de páginas da web, landing pages, artigos de blog e o que mais você achar válido perante ao seu conhecimento do seu público.

Algumas estratégias para utilizar o SEM são:

  • Conhecer o seu público-alvo antes da campanha;
  • Os anúncios devem ser segmentados a palavras-chave específicas que vão trazer resultados;
  • Como todo anúncio tente atrair o seu público de uma maneira rápida e eficaz;
  • Monitore métricas como cliques, impressões, taxas de cliques e custo médio por clique;
  • Tenha um orçamento para seus anúncios.

E como falamos, conheça o seu público, afinal, mesmo o Google sendo uma das maiores ferramentas de busca do mundo, pode ser que seu público não esteja lá e prefira procurar no Yahoo ou até mesmo no Bing. Então é necessário conhece-lo.

Essa é basicamente a diferença entre esses dois termos, mas talvez você esteja se questionando: qual o melhor entre os dois? Te explicaremos!

SEO ou SEM qual escolher?

Existem pessoas que vão apenas usar o SEM e pessoas que vão apenas usar o SEO. E quando ambas trabalhas de maneira correta se obtém resultados, então, não existe melhor ou pior. Você pode sim usar as duas na mesma estratégia de Marketing, e tenha certeza que se forem bem estudadas e utilizadas, com certeza você vai conseguir os resultados previstos. Afinal, elas andam lado a lado. Por isso ao utilizar as duas juntas você conseguirá obter ótimos resultados!

Quando devo utilizar o SEM?

O SEM pode e deve ser utilizado quando por exemplo, estamos criando um novo site e precisamos levantar o número do tráfego dele, para vender ou mostrar seus produtos e serviço. Para ter essa visibilidade mais “rápida”, utilizar estratégias como o SEM e o PPC (pay-per-click) pode dar uma alavanca e ajudar a conquistar essa meta.

Ele também pode ser utilizado para alavancar blogs por exemplo

Ou até mesmo aquela landing page que você criou com uma isca digital para aumentar os números de leads.

O que não pode ser esquecido, é que o engajamento orgânico é de extrema importância também, e as pessoas que vão conhecer o seu site, querem um conteúdo relevante e é aí que entra o SEO

Quando devo utilizar o SEO?

Imagine que você procura por algum produto na web e encontra um site em forma de anúncio, então você clica para conhecer, porém, o site demora para carregar, não tem um conteúdo informativo e é pouco atrativo, possivelmente você irá procurar outro site, não é mesmo?

É aí que entra o trabalho que deve ser feito no SEO.

Quando você tem algo que vale a pena ser procurado, faz com que as pessoas se interessem mais a respeito do seu conteúdo e conheçam melhor ainda seu site ou sua marca. 

Basicamente um ajuda o outro, sendo base e alicerce.

Por isso dizemos que uma campanha utilizando os dois de maneira corretas, com certeza terá grande resultados!

E como a gente sempre lembra e reforça, se você conhecer algum amigo que está em dúvida de como começar a divulgação do site dele, manda esse artigo, vai ajudar muito ele! 🖤

E também, se você não entende nada disso, mas quer alavancar seus negócios, fique tranquilo! Entre em contato conosco, vamos marcar uma call!

📞17 3364 6189

📲 17 99787-2247

📷 @interstatus

✉️ contato@interstatus.com.br

Share on facebook
Compartilhar
Share on google
Compartilhar
Share on twitter
Twittar
Share on linkedin
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

Facebook