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Relacionamento com clientes: do início ao infinito

Não é de hoje que o mundo comercial valoriza os relacionamentos como formas de conquistar novos clientes, certo? Mas e se eu te dissesse que, além de uma excelente maneira de conquistar novos clientes, é uma das formas mais relevantes de manter seus clientes atuais e que, através de um bom relacionamento, é possível fazer com que seus clientes te rendam ainda mais?

Um bom relacionamento tem poder, e nosso intuito através desse artigo é fazer com que você entenda como isso começa e até onde isso pode te levar.

 

  1. Conheça seu público

O primeiro passo parece ser simples, não é mesmo? E por mais simples que pareça, definitivamente é o passo mais importante de todo o processo. Esse é o momento exato em que você vai procurar entender tudo sobre seu possível cliente – você deve definir seu perfil de cliente ideal, localizá-lo e fazer de tudo para que ele se converta em um cliente real.

 

  1. Conquiste a confiança do seu cliente

Quando você comprova ao seu cliente o quanto ele é importante para sua empresa, você consegue conquistá-lo. Mostre seu empenho e como você acompanha, bem de perto, tudo o que diz respeito aos negócios dele. 

É necessário cuidar desse relacionamento, assim como em qualquer outro. Faça com que seu cliente se apaixone pelo seu trabalho. Assim, a admiração crescerá, e você provavelmente nunca o perderá.

Hoje em dia existem ferramentas disponíveis para a gestão desse relacionamento, que são os CRMs. Você sabe o que eles são e como eles podem te auxiliar nessa jornada?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management”, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou Criando Relacionamentos Melhores. Isso se refere a um conjunto de práticas e estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente. O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, como nome, endereço, número de telefone, e-mail e suas atividades relacionadas a empresa. Entretanto a plataforma não é somente uma lista de dados elaborados, ela reúne e integra dados para preparar e atualizar sua equipe com informações pessoais dos clientes, como histórico e preferências de compras. 

Muitas vendas são perdidas devido à falta do acompanhamento depois do primeiro contato com a empresa. Por isso nesse tópico, lhe daremos algumas dicas importantes para conquistar a confiança do seu cliente.

  • – Seja autêntico, seu cliente perceberá se você não for;
  • – Ajude a resolver o problema do seu cliente, assim, os resultados positivos virão em consequência disso;
  • – Seja atencioso e compartilhe assuntos que interessem ao seu cliente;
  • – Mostre-se interessado, mandando e-mail e estando a par de toda a situação, mas sem ser incisivo.

Entendendo como isso funciona, você vai conquistar a confiança do seu cliente.

 

  1. Identifique o problema e ajude a resolvê-lo

 Identificar o problema e resolvê-lo em tempo hábil demonstra competência por parte da sua equipe, sendo consequência de uma experiência de bom atendimento e tendo a satisfação do seu cliente garantida.

Tenha empatia pelo seu cliente. Imagine que você adquiriu um produto ou serviço e, por fim, os resultados não foram os desejados. Para piorar ainda mais, imagine que a empresa responsável não prestou nenhum tipo de suporte após a sua aquisição. É desagradável, não é mesmo?

Por essas e outras é importante mostrar o valor que a sua empresa possui, deixando nítido que seu foco está no cliente, garantindo que o serviço contratado vai servir devidamente a ele.

Vale lembrar que, para identificar o problema quando ele está acontecendo, é necessário manter o relacionamento próximo ao seu cliente. Ou seja, trocar e-mails de vez em quando não é suficiente para isso, é necessário manter o relacionamento constante e bater um papo frequentemente para saber se está realmente tudo bem ou se sua empresa está deixando algo a desejar.

Pergunte se ele está contente com seus serviços. Além de demonstrar interesse, esse pode ser o momento perfeito para que ele se abra com você e exponha eventuais problemas, te dando a liberdade de intervir.

E essa será a sua deixa para oferecer ajuda e soluções reais!

 

  1. Fidelizar o cliente na sua empresa

Agora é o momento para trabalhar a fidelização por meio do relacionamento com o cliente.

Em toda a gestão de relacionamento com o cliente, o processo de vendas e a jornada do cliente entende-se como uma via de mão dupla que proporciona benefícios para ambos os lados. Na fidelização do cliente, é a mesma coisa.

Relacionamentos de marketing duradouros não estão ancoradas em o quanto um produto ou serviço pode ser rentável, mas sim, no quanto o cliente satisfeito pode render. No sentido mais amplo da palavra, não se referindo somente a questões financeiras, mas também ao fortalecimento da marca que o cliente fiel trás.

Pode-se concluir que a visão de relacionamento com o cliente trás resultados significativos a médio e longo prazo, e é extremamente benéfico para seu negócio.

 

  1. Procure sempre o feedback do seu cliente

Já mencionamos o feedback nos dados acima, mas, esse tema é tão importante que separamos um tópico somente para ele.

É a partir do feedback do seu cliente que ele vai te guiar em relação ao que você precisa melhorar dentro da sua empresa, seja ao produto ou ao atendimento. Ele pode ser aplicado de forma simples e direta, trazendo grandes resultados.

Mesmo que seu cliente tenha um perfil difícil para se lidar, é fundamental dar uma atenção especial a ele – lembre-se de que seu atendimento pode torná-lo um case de situação que foi revertida se você trabalhar bem o relacionamento de vocês.

Avalie cada feedback recebido e utilize-o para melhorar os pontos abordados como falhos e manter o que tem feito de bom para seus clientes.

Lembre-se que o mais importante para manter a boa relação com seu cliente é o contato, a comunicação e a atenção. Se você está entregando material para seu cliente, é hora de repensar sobre o tipo de relacionamento que você está estabelecendo com ele.

Se dedique e cuide do relacionamento com seu cliente, pode ser um pouco trabalhoso, mas não se preocupe, os resultados irão valer a pena!

Se você quer mais dicas de como manter um bom relacionamento com seu cliente, não hesite em entrar em contato! Somos uma agência de Marketing Digital especializada em planejamentos e estratégias para sua empresa. Oferecemos o Inbound Marketing, juntamente com ferramentas digitais que segmentam e atingem seu público-alvo.

 

Fale conosco através do WhatsApp (17) 99787-2247.

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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