
Nossos últimos artigos foram voltados a dicas de termos técnicos, ações, estratégias e tudo que você pode utilizar para otimizar a sua divulgação nas mídias digitais e melhorar cada vez mais o seu marketing digital.
Hoje, nossa dica será diferente e voltada especialmente para quem quer começar uma agência, startups ou até mesmo melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa! Vamos falar sobre qualidade de vida no trabalho. E se você é um colaborador, não feche a página pensando que não vai ter conteúdo para você, porque vai e muito!
A qualidade de vida no trabalho é um assunto muito falado nos últimos anos, isso porque tanto empresas quanto colaboradores, conseguiram ver que, quanto maior é a qualidade de vida de um funcionário, mais produtivo é o rendimento dele dentro da empresa. Com isso, foram feitos estudos voltados para essa área onde o RH entra para influenciar na saúde mental e na qualidade de vida dentro da empresa. E também a criação do termo QVT (qualidade de vida no trabalho)
No nosso caso, a qualidade de vida no trabalho é extremamente importante (não mais que em outras profissões) mas principalmente pelo fato de que, o poder criativo dentro da nossa área é diretamente afetado quando não trabalhamos com algo que gostamos ou sem uma boa perspectiva da empresa que estamos. Com isso, não só a produtividade dos colaboradores é afetada, mas também toda a empresa. Quando um lado “enrosca” pode ocasionar de toda a linha de produção ser prejudicada.
Como empresas podem melhorar a qualidade de vida no trabalho?
Apesar de ser um termo diferenciado, a qualidade de vida está ligada diretamente com a qualidade de vida no trabalho, então, na hora de contratar, a empresa deve escolher colaboradores que consigam separar a vida profissional da vida pessoal, até porque isso pode afetar toda a produtividade e o ambiente da empresa.
A grande questão levantada e que deverá ser respondida pelas empresas que pretendem proporcionar um ótimo ambiente de trabalho aos seus colaboradores é: como consigo “agradar” a todos?
Afinal, qualidade de vida no trabalho para mim, pode ser diferente do que é para você e de uma outra forma para as demais pessoas, não é mesmo?!
E a resposta é simples, para que a empresa coloque ações em prática para melhorar o QTV, ambos os lados precisam estar dispostos a isso. Afinal, a mudança deve partir tanto do lado do colaborador, quanto da empresa, assim todos conseguem contribuir para que o ambiente de trabalho tenha um clima satisfatório.
Clima Organizacional
Muitos profissionais, principalmente os que fazem parte da geração Y, não enxergam o trabalho apenas como forma de ganhar dinheiro, como na época dos nossos pais. Esses profissionais prezam pela qualidade de vida – com isso o trabalhado deve ser prazeroso e de acordo com seus valores.
Então, um papel muito importante da organização de um bom ambiente de trabalho é o clima organizacional, que tem o objetivo de fazer com que os colaboradores se sintam à vontade na empresa para fazer seus trabalhos da melhor forma possível. Sendo assim, é fundamental que as empresas promovam ações de integração e respeito mútuo entre os colaboradores.
O RH e os líderes são os responsáveis por essa parte, selecionando profissionais adequados e acompanhar e desenvolver as condições para se criar um bom clima organizacional.
Com isso, cabe a eles também, incentivar o desenvolvimento, estimular relações cordiais, reduzir conflitos, resolver problemas de forma construtiva, tudo isso favorece um clima organizacional harmonioso e o melhor de tudo, o efeito positivo em cada funcionário fará com que sejam produtivos, gerando assim um melhor resultado para a empresa.
Outros fatores que melhoram a qualidade de vida no trabalho
- Oportunidade de carreira
Quando a empresa oferece a oportunidade de crescer dentro dela, motiva os funcionários, pois assim eles sabem que não ficarão estagnados e só dependerá dos mesmos para evoluírem.
- Relações interpessoais
Bons relacionamentos influenciam diretamente na produtividade dos funcionários e na harmonia do local. É muito importante instituir dinâmicas e a boa integração das equipes para evitar conflitos afim de diminuir desgastes.
- Autonomia no trabalho
Quando a empresa permite que o profissional se expresse dando a sua opinião e tem autonomia sobre a suas atividades, o mesmo se sente mais responsável pelo resultado da empresa, se sentindo mais importante e dando mais motivação a ele.
- Remuneração salarial
Embora não seja o único fator que determina a felicidade de um colaborador, o salário é um dos principais requisitos para que o profissional se sinta realizado em seu trabalho.
- Saúde física e psicológica
Ambientes que são instáveis, com constantes pressões e estresses, faz com que o colaborador tenha um desgaste maior que o necessário para aquela tarefa, afetando diretamente a produtividade.
Essas pequenas dicas podem te ajudar a implementar a QTV dentro de sua empresa ou negócio. Como dizemos, é uma via de mão dupla, e da mesma forma que as duas partes saem ganhando, as duas tem que apresentar aspectos e ações que vão melhorar a qualidade de vida dentro do trabalho, para que se tenha um ambiente saudável, produtivo e cada vez mais harmônico.
E como prometido, aqui vai algumas dicas para você colaborador, para ajudar ainda mais a sua empresa criando um ambiente de trabalho saudável com pequenas mudanças no seu dia-a-dia.
A parte do colaborador
- Tenha responsabilidade
Ser pontual e entregar suas tarefas no prazo significa ter responsabilidade com o seu trabalho. Mostre que está comprometido com a empresa, assim além de mostrar que é um ótimo funcionário, suas chances de sucesso e crescimento vão ser maiores.
- Saiba trabalhar em equipe
Afinal, a empresa é formada por vários colaboradores, e para que a equipe ande, é preciso que todos estejam na mesma sintonia. As pessoas que sabem trabalhar em equipe, são mais produtivas e alcançam melhores resultados.
- Foco é sempre importante
Trabalhar em equipe não é cuidar do trabalho dos outros, faça o seu melhor, peça ajuda quando necessário e esteja pronto a ajudar. A pausa é sempre importante para arejar a cabeça e relaxar, mas não deixe isso virar uma procrastinação e você perder tempo. Assim você se torna mais prestativo e consegue ter mais proatividade no seu trabalho.
- Faça amizades
Os relacionamentos interpessoais são importantes como já falamos. Faça amizade, além de você passar grande parte do seu tempo – as vezes a maior parte dele – com essas pessoas, quando se cria um vínculo próximo, o ambiente fica mais alegre e produtivo, melhorando o entrosamento da equipe. Esteja sempre disposto a ajudar um colega de trabalho, saiba respeitar o próximo e não se esqueça de sempre separar a amizade com o profissionalismo.
- Seja profissional
Ter um bom relacionamento com a equipe não significa ter intimidade, então cuidado com piadas e brincadeiras que não são saudáveis para o ambiente de trabalho, respeite seus colegas e lembre-se que eles estão ali assim como você para trabalhar, de o melhor de si nas suas tarefas.
- Tenha qualidade de vida
Não basta você ser um ótimo profissional e não ter uma qualidade de vida fora do trabalho, o equilíbrio é essencial para que ambos os lados sejam prósperos e tenham resultados positivos. E não ter uma qualidade de vida fora da empresa, pode e vai prejudicar o seu rendimento dentro dela.
Aqui na nossa agência prezamos pelo respeito, e nos tratamos como se fôssemos uma grande família, muito unida e também muito ouriçada (rs).
Juntos, dedicamos ao máximo para trazer os melhores conteúdos e resultados a você, nosso cliente. Cada um com a sua visão diferenciada do mundo, sempre complementando um ao outro, ajudando e dando ênfase ao trabalho em equipe!
Se você gostou desse artigo, e acha que pode ser útil no seu meio de trabalho, compartilhe com os amigos da empresa, com o chefinho, e comece hoje mesmo a colocar em prática essas pequenas mudanças de hábitos, os resultados vão aparecer!