NOSSO BLOG

Qualidade de vida no trabalho – Você é feliz na sua empresa?

Nossos últimos artigos foram voltados a dicas de termos técnicos, ações, estratégias e tudo que você pode utilizar para otimizar a sua divulgação nas mídias digitais e melhorar cada vez mais o seu marketing digital.

Hoje, nossa dica será diferente e voltada especialmente para quem quer começar uma agência, startups ou até mesmo melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa! Vamos falar sobre qualidade de vida no trabalho. E se você é um colaborador, não feche a página pensando que não vai ter conteúdo para você, porque vai e muito!

A qualidade de vida no trabalho é um assunto muito falado nos últimos anos, isso porque tanto empresas quanto colaboradores, conseguiram ver que, quanto maior é a qualidade de vida de um funcionário, mais produtivo é o rendimento dele dentro da empresa. Com isso, foram feitos estudos voltados para essa área onde o RH entra para influenciar na saúde mental e na qualidade de vida dentro da empresa. E também a criação do termo QVT (qualidade de vida no trabalho)

No nosso caso, a qualidade de vida no trabalho é extremamente importante (não mais que em outras profissões) mas principalmente pelo fato de que, o poder criativo dentro da nossa área é diretamente afetado quando não trabalhamos com algo que gostamos ou sem uma boa perspectiva da empresa que estamos. Com isso, não só a produtividade dos colaboradores é afetada, mas também toda a empresa. Quando um lado “enrosca” pode ocasionar de toda a linha de produção ser prejudicada.

Como empresas podem melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Apesar de ser um termo diferenciado, a qualidade de vida está ligada diretamente com a qualidade de vida no trabalho, então, na hora de contratar, a empresa deve escolher colaboradores que consigam separar a vida profissional da vida pessoal, até porque isso pode afetar toda a produtividade e o ambiente da empresa.

A grande questão levantada e que deverá ser respondida pelas empresas que pretendem proporcionar um ótimo ambiente de trabalho aos seus colaboradores é: como consigo “agradar” a todos?

Afinal, qualidade de vida no trabalho para mim, pode ser diferente do que é para você e de uma outra forma para as demais pessoas, não é mesmo?!

E a resposta é simples, para que a empresa coloque ações em prática para melhorar o QTV, ambos os lados precisam estar dispostos a isso. Afinal, a mudança deve partir tanto do lado do colaborador, quanto da empresa, assim todos conseguem contribuir para que o ambiente de trabalho tenha um clima satisfatório.

Clima Organizacional

Muitos profissionais, principalmente os que fazem parte da geração Y, não enxergam o trabalho apenas como forma de ganhar dinheiro, como na época dos nossos pais. Esses profissionais prezam pela qualidade de vida – com isso o trabalhado deve ser prazeroso e de acordo com seus valores.

Então, um papel muito importante da organização de um bom ambiente de trabalho é o clima organizacional, que tem o objetivo de fazer com que os colaboradores se sintam à vontade na empresa para fazer seus trabalhos da melhor forma possível. Sendo assim, é fundamental que as empresas promovam ações de integração e respeito mútuo entre os colaboradores.

O RH e os líderes são os responsáveis por essa parte, selecionando profissionais adequados e acompanhar e desenvolver as condições para se criar um bom clima organizacional.

Com isso, cabe a eles também, incentivar o desenvolvimento, estimular relações cordiais, reduzir conflitos, resolver problemas de forma construtiva, tudo isso favorece um clima organizacional harmonioso e o melhor de tudo, o efeito positivo em cada funcionário fará com que sejam produtivos, gerando assim um melhor resultado para a empresa.

Outros fatores que melhoram a qualidade de vida no trabalho

  • Oportunidade de carreira

 Quando a empresa oferece a oportunidade de crescer dentro dela, motiva os funcionários, pois assim eles sabem que não ficarão estagnados e só dependerá dos mesmos para evoluírem.

  • Relações interpessoais

 Bons relacionamentos influenciam diretamente na produtividade dos funcionários e na harmonia do local. É muito importante instituir dinâmicas e a boa integração das equipes para evitar conflitos afim de diminuir desgastes.

  • Autonomia no trabalho

 Quando a empresa permite que o profissional se expresse dando a sua opinião e tem autonomia sobre a suas atividades, o mesmo se sente mais responsável pelo resultado da empresa, se sentindo mais importante e dando mais motivação a ele.

  • Remuneração salarial

Embora não seja o único fator que determina a felicidade de um colaborador, o salário é um dos principais requisitos para que o profissional se sinta realizado em seu trabalho.

  • Saúde física e psicológica

Ambientes que são instáveis, com constantes pressões e estresses, faz com que o colaborador tenha um desgaste maior que o necessário para aquela tarefa, afetando diretamente a produtividade.

Essas pequenas dicas podem te ajudar a implementar a QTV dentro de sua empresa ou negócio. Como dizemos, é uma via de mão dupla, e da mesma forma que as duas partes saem ganhando, as duas tem que apresentar aspectos e ações que vão melhorar a qualidade de vida dentro do trabalho, para que se tenha um ambiente saudável, produtivo e cada vez mais harmônico.

E como prometido, aqui vai algumas dicas para você colaborador, para ajudar ainda mais a sua empresa criando um ambiente de trabalho saudável com pequenas mudanças no seu dia-a-dia.

A parte do colaborador

  • Tenha responsabilidade

Ser pontual e entregar suas tarefas no prazo significa ter responsabilidade com o seu trabalho. Mostre que está comprometido com a empresa, assim além de mostrar que é um ótimo funcionário, suas chances de sucesso e crescimento vão ser maiores.

  • Saiba trabalhar em equipe

Afinal, a empresa é formada por vários colaboradores, e para que a equipe ande, é preciso que todos estejam na mesma sintonia. As pessoas que sabem trabalhar em equipe, são mais produtivas e alcançam melhores resultados.

  • Foco é sempre importante

Trabalhar em equipe não é cuidar do trabalho dos outros, faça o seu melhor, peça ajuda quando necessário e esteja pronto a ajudar. A pausa é sempre importante para arejar a cabeça e relaxar, mas não deixe isso virar uma procrastinação e você perder tempo. Assim você se torna mais prestativo e consegue ter mais proatividade no seu trabalho.

  • Faça amizades

Os relacionamentos interpessoais são importantes como já falamos. Faça amizade, além de você passar grande parte do seu tempo – as vezes a maior parte dele – com essas pessoas, quando se cria um vínculo próximo, o ambiente fica mais alegre e produtivo, melhorando o entrosamento da equipe. Esteja sempre disposto a ajudar um colega de trabalho, saiba respeitar o próximo e não se esqueça de sempre separar a amizade com o profissionalismo.

  • Seja profissional

Ter um bom relacionamento com a equipe não significa ter intimidade, então cuidado com piadas e brincadeiras que não são saudáveis para o ambiente de trabalho, respeite seus colegas e lembre-se que eles estão ali assim como você para trabalhar, de o melhor de si nas suas tarefas.

  • Tenha qualidade de vida

Não basta você ser um ótimo profissional e não ter uma qualidade de vida fora do trabalho, o equilíbrio é essencial para que ambos os lados sejam prósperos e tenham resultados positivos. E não ter uma qualidade de vida fora da empresa, pode e vai prejudicar o seu rendimento dentro dela.

Aqui na nossa agência prezamos pelo respeito, e nos tratamos como se fôssemos uma grande família, muito unida e também muito ouriçada (rs).

Juntos, dedicamos ao máximo para trazer os melhores conteúdos e resultados a você, nosso cliente. Cada um com a sua visão diferenciada do mundo, sempre complementando um ao outro, ajudando e dando ênfase ao trabalho em equipe!

Se você gostou desse artigo, e acha que pode ser útil no seu meio de trabalho, compartilhe com os amigos da empresa, com o chefinho, e comece hoje mesmo a colocar em prática essas pequenas mudanças de hábitos, os resultados vão aparecer!

Share on facebook
Compartilhar
Share on google
Compartilhar
Share on twitter
Twittar
Share on linkedin
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

Facebook