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Preço e valor: Você sabe a diferença? 

Muitas vezes, preço e valor são tidos como sinônimos – dito que o custo é a parte econômica por trás do que compõe o preço (ou valor).

Mas como quase tudo faz parte do senso comum, o
conceito dessas palavras diverge de seus verdadeiros significados – existem
diferenças, desde a forma que são compostas até o modo com o qual se relacionam
com áreas econômicas e com o marketing de uma empresa.

Em um breve resumo, preço é o que o cliente paga,
o dinheiro que ele desembolsa por um produto ou serviço, ficando estampado em
etiqueta e definido pelo vendedor por meio de uma série de custos. Valor é o
que o cliente recebe, apresentando um conceito mais subjetivo, dado
individualmente por ele, que avalia o benefício e experiência adquirida com a
compra.  

O que é preço?

O preço representa a quantidade de dinheiro que o
cliente vai investir quando adquire um produto ou serviço. Nem sempre é o preço
que define a escolha da compra.

A elaboração do preço envolve:

  • • A margem de lucro que se deseja adquirir sobre a venda do mesmo;
  • • A demanda;
  • • Os preços dos concorrentes;
  • • O custo de produção da mercadoria;
  • • Perfil e poder de compra do público-alvo.

É indispensável a percepção e diferencial do
valor agregado à sua marca, porque quando o cliente se vê diante do produto ou
serviço que tenha o preço semelhante, ele acaba optando pelo o que lhe fornece
mais valor.

O que é valor?

O valor é o grau de satisfação entre expectativa
e a necessidade que será feita pelo produto ou serviço. Não diz respeito ao
produto, mas algo dado a ele pelo consumidor, analisando o grau de necessidade,
qualidade e atributos.

Mas para o cliente perceber esse valor, é
necessário adquirir a sensação da aquisição, independente do preço, se há o
sentimento de algo valioso, para algumas pessoas será mais preciso do que para
outros.

Estabelecer o valor da marca é algo mais complexo
do que a precificação, por ser intangível, impalpável e variável, sendo
relativo ao ponto de vista de cada indivíduo. Existem três tópicos importantes
que precisam ser seguidos para isso, sendo eles:

  • • O valor que o cliente pode enxergar, definindo o quanto ele está disposto a pagar;
  • • O valor que você mesmo consegue ver em seu produto;
  • • O valor que o mercado percebe do seu produto.

Os três tópicos são distintos e daí vem a
importância de compreender a diferença perante preço e valor de um produto ou
serviço.

Lembre-se: se os benefícios que seu produto oferece forem maiores que o custo, o cliente enxergará valor nele!

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One thought on “Preço e valor: Você sabe a diferença? 

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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