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Podcast – A nova rádio da nossa geração

No nosso último blog, falamos sobre o novo aplicativo que está dominando o mundo, o ClubHouse. Além de explicar como o aplicativo roubou todos os holofotes no começo de 2021, comentamos também que aplicativos de streaming de áudio e podcasts vem crescendo muito atualmente. E hoje vamos entrar um pouquinho mais nesse assunto, afinal, por que podcasts tem ganhado tanta visibilidade assim? 

O que é um Podcasts?

Bom, para quem não sabe, podcasts é como se fosse um programa de rádio, gravado ou ao vivo, onde são conversados sobre diversos assuntos em geral como política, economia, filmes, marketing, tecnologia, coisas em altas e por aí vai. Ele foi criado há 15 anos e quem é do mundo on-line provavelmente já tinha ouvido falar sobre, mas nunca se interessou tanto. A grande diferença dele para um programa de rádio qualquer é que a qualquer momento você pode ouvir o programa gravado, em alguma plataforma de streaming de áudio como Spotify e Deezer, além que muito deles estão fazendo o conteúdo ao vivo e gravado em plataformas de vídeos como Youtube e Twitch.

E a maior vantagem desse formato – além de estar estourado hoje – é que você pode comentar sobre qualquer assunto dentro do seu podcasts – sendo assim, você consegue criar assuntos voltados a nichos específicos que você gostaria de atingir e discursar sobre qualquer tema de sua escolha!

Como ficou tão estourado?

 Esse formato como já falamos aqui, foi criado a muito tempo atrás, porém ele não era tão popular, por questões que quem os produziam faziam assuntos mais voltados a tecnologia em geral, além de não ter um ‘’fácil’’ acesso para encontrar sobre o assunto especifico, e hoje como falamos você consegue encontrar facilmente em qualquer plataforma!

E se você está perguntando como ele ganhou tanta visibilidade assim, é exatamente por essa facilidade, de você encontrar um assunto que você gosta, e conseguir colocar para escutar de maneira rápida e fácil, tornando muito acessível, sem contar que você pode absorver o conteúdo e ainda sim realizar outras tarefas simples. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, revelou que mais de 51% dos consumidores têm o hábito de ouvir esse tipo de conteúdo diariamente, em média por mais de 2 horas. E o momento em que mais se ouve são em trajetos, como no caminho para o trabalho.

Já no Spotify o número de podcasts no serviço aumentou de 185 mil no final de 2018 para 700 mil no final de 2019, e mais de 40 milhões de ouvintes.

Outro fator que ajudou muito o podcasts crescer foi um podcasts que foi criado a mais ou menos um ano, Flow Podcasts que traz desde pessoas do mundo da política – como recentemente o prefeito de São Paulo – até como cantores mundialmente conhecidos como Marcelo D2. E graça ao grande sucesso e seu formato inovador outras pessoas viram o formato como uma forma de expressar e atingir novos públicos!

Como o marketing entra no meio disso tudo?

Você deve estar se perguntando como o marketing pode entrar dentro desse assunto, mas calma que você vai entender tudo!

De acordo com a pesquisa de 2018 da Associação Brasileiras de Podcasters, mais de 60% dos ouvintes entrevistados dão atenção aos anúncios quando tem relação com o tema do episódio. E ainda, 40% revelou já ter comprado, ao menos uma vez, produtos e serviços anunciados em podcasts. Ou seja, aqui já vemos uma forma de investir o marketing dentro de um podcasts!

Porém outra forma de fazer marketing através de podcast é criando o seu próprio! Algumas grandes marcas já fazem isso, como a Nike que tem seu podcast que leva o nome de: TRAINED. Lá eles falam sobre vida fitness, dicas de treinos e rotina no geral!

Além disso, sua marca tendo um podcast bem feito, consegue gerar conteúdos de valores, dar dicas sobre o tema em específico, além de acertar um público bem nichado que gosta do seu assunto em questão. Com isso você consegue posicionar sua marca, ter credibilidade, trazer uma humanização da sua marca, além de estreitar diretamente a comunicação com o seu público.  Sem contar que você consegue medir tudo, desde quem parou de ouvir seu conteúdo na metade até os que foram até o último segundo, entendendo assim o que você precisa melhorar para manter seu público presente.

Os formatos de podcasts e os aplicativos de streaming de áudio já são a realidades do dia a dia, muito porque são conteúdos fáceis de ser consumidos e pela praticidade de conseguir acompanhar o conteúdo e ainda sim realizar outras tarefas é que vem crescendo cada vez mais essa funcionalidade, tanto que tem aplicativo só de áudio que já está estourada no Brasil e no mundo!

Gostou desse artigo? Continua acompanhando a gente aqui! Somos uma agência de Marketing e toda semana sai um artigo quentinho do forno para você sobre novidades, dicas, explicações e as vezes até o nosso cotidiano!

E se precisar de uma mão para alavancar ainda mais seu negócio e entrar de vez no marketing digital, entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar! Qualquer dúvida estamos à disposição.

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