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O feitiço virou contra o feiticeiro – Campanhas de marketing que tiveram uma má reputação

Nas últimas semanas algumas marcas se posicionaram no mercado e repercutiram nas mídias sociais, mas como nem tudo são flores, antes de qualquer estratégia de marketing ser lançada, é preciso estar um passo à frente caso o público não entenda a mensagem, e não sair como o ruim da história.

Pensando nisso, hoje trouxemos a você algumas campanhas de Marketing que não foram tão bem aceitas pelo público aqui no Brasil. Se liga!

Se você não está muito por dentro, esses acontecimentos que citamos acima foram alguns posicionamentos das marcas que não repercutiram tão bem quanto foi esperado. Um deles foi o posicionamento da Pringles – que fez um post “elogiando” as novas embalagens da Ruflles.

Para quem não viu, a Ruffles agora adotou uma nova forma de embalagem em alguns modelos de suas batatas, se liga:

E todos conseguimos ver a semelhança com as famosas batatas Pringles – os tradicionais snacks naquela latinha. E é claro que eles não deixaram de comentar nas suas redes sociais!

A campanha leva o nome de “tudo é melhor com Pringles o resto é um saco.” As pessoas acharam muito bom o posicionamento e a “tirada” que a marca deu, mas muitos também não gostaram… E você, o que achou?

Já a outra marca que se posicionou foi a tradicional marca de cerveja Heineken que no dia 20 de março, também conhecido como o dia mundial sem carne, fez a seguinte publicação:

Assim, muitos entenderam o posicionamento, já outros não gostaram nenhum pouco da ação, e criticaram bastante a marca – que tentou se retratar com todos dois dias depois!

Mas agora que vocês estão por dentro das últimas “polêmicas” que rolou no mundo do Marketing, vamos falar do nosso assunto principal!

Essas são algumas campanhas de Marketing que não deram muito certo no Brasil, veja só:

Em 2018 a marca Reserva em uma campanha do Dia dos namorados decidiram usar o famoso “gemidão” do WhatsApp, uma brincadeira que viralizou no WhatsApp. A campanha tinha como objetivo, segundo a marca, mostrar o que é o amor no Dia dos namorados e sair do tradicional. Além do áudio famoso do aplicativo, o post ainda continha a frase “eu sei o que você quer no Dia dos namorados”.

Além dessa publicação a campanha apresentou outro post que tinha a seguinte legenda: “O que a gente quer MESMO nesse Dia dos namorados é….”

E essa imagem:

Após ser muito criticado, a marca apagou a publicação e se retratou com um pedido de desculpas:

Além de uma outra publicação com a seguinte legenda: “Tínhamos uma campanha programada para os próximos 30 dias que não será mais utilizada e por respeito às pessoas que se ofenderam, também apagaremos todos os posts já feitos. Novamente, de coração, nos desculpem. Esta campanha precisa e vai morrer aqui.”

Também em 2018, não poderíamos esquecer do famoso caso da Gillette tentando reforçar a imagem do Neymar pós copa do mundo.

Durante a Copa do Mundo de 2018, Neymar Jr. aumentou sua fama de “cai-cai”, chegando até a virar memes. Após a final do evento, em 29 de julho, o atleta apareceu em horário nobre em um pedido de desculpas. Intitulada “Um Novo Homem Todo Dia”, o conjunto de ações teve um início grandioso. Uma propaganda de um minuto e trinta segundos, veiculada no intervalo do “Fantástico”, da TV Globo, mexeu com o Twitter. O texto, narrado por Neymar, fala de aprendizado com erros e da difícil relação entre manter o “menino” dentro de si, amadurecendo. Ao final, o logo da Gillette aparece mostrando que tudo não era nada além do que uma campanha publicitária.

Infelizmente o vídeo não está mais disponível nas mídias sociais da Gillette.

Outra ação que não pegou bem, foi a do nosso queridíssimo McDonald’s aqui no Brasil.

A ação também aconteceu em 2018 e tinha o objetivo de dar parabéns ao Dia das mulheres, com isso foi selecionado 20 restaurantes do Brasil para trabalhar somente com mulheres. Porém, o público não gostou muito de como isso se repercutiu.

Muitas pessoas compreenderam que havia algo errado ali: homenagear as mulheres dando folga aos homens? Segundo o próprio McDonald’s, não aconteceu nada disso, uma vez que os funcionários homens foram alocados para outras unidades.

“Esclarecemos que não houve folga para os rapazes que trabalham nesses restaurantes. Todos trabalharam normalmente conforme suas escalas. Houve apenas uma troca de locais de trabalho entre eles, para que esses 20 restaurantes pudessem reunir apenas mulheres na operação. Lamentamos que alguns clientes tenham concluído a mensagem de maneira equivocada”, informou a rede. Que micão né?!

Essas foram só algumas “gafes” que o mundo do Marketing já cometeu. É meus amigos, até os grandões erram, porém, o que importa é o aprendizado, afinal, todos erramos.

Gostou desse artigo? Quer saber mais novidades e curiosidades do mundo do Marketing? Continue acompanhando a gente aqui!

E se você tem uma empresa ou negócio e quer evitar o máximo que esses erros existam, entre em contato conosco, somos uma agência de Marketing Digital e estamos prontos para te ajudar, vamos tomar um café!

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