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Métricas de vaidade X Métricas de resultados

Métricas de vaidade X Métricas de resultados

Não é de hoje que o Marketing Digital vem se tornando uma peça fundamental para a empresa se destacar no mercado com propriedade e referência. Com esse crescimento, ouvimos muito a palavra métrica.

Métrica nada mais é do que acompanhar e medir o resultado de suas ações de Marketing Digital, porém, existem diversas informações que uma campanha ou uma ação pode gerar, deixando assim, complicado saber quais métricas são importantes para atingirmos nossos objetivos.

E você sabe quais são as métricas importantes que deve escolher para medir melhor o seu resultado e não perder o foco do seu objetivo?

É exatamente sobre isso que vamos falar hoje.

Podemos separá-las em duas colunas, as métricas de vaidade e as métricas de resultado.

O que são métricas de Vaidade?

Métricas de vaidade são números que não ajudam a medir o real desempenho das suas estratégias e ações de marketing quando o foco é aumentar o número de oportunidades de vendas, por exemplo. Elas vão medir o seu engajamento, reação das postagens, a propagação de um post, mas não vão te passar um real resultado sobre vendas, taxas de conversões, retorno sobre o investimento e outras métricas que podem trazer resultados a partir do seu objetivo.

O cuidado que devemos ter com as métricas de vaidade é achar que números de curtidas, por exemplo, vão nos dar um número grande de conversões em vendas ao final do mês. Por isso não devemos nos basear somente nelas, afinal, elas podem trazer um sentimento bom e de grandeza, apesar daquele número, e não trazer um retorno tão bom quanto, fazendo com que você pense que suas ações estão no caminho certo e o marketing digital não é um bom investimento.

Algumas métricas consideradas de vaidade são:

Curtidas e like

O número de likes é comum e indicam quanto as pessoas ‘’gostam’’ ou ‘’aprovam’’ uma marca. Já no Facebook também pode representar o tamanho do público orgânico através de reações nas postagens.  

 

Seguidores

Os seguidores mostram o tamanho do seu público nas suas redes sociais. Porém ter muitos seguidores não quere dizer que você terá muitas curtidas. Pode acontecer de uma publicação ter muitas curtidas e poucos seguidores e vice-versa. 

 

Compartilhamentos

Indicam a propagação de um post ou marca em si por parte dos usuários, ajuda também a acompanhar o engajamento orgânico do público.

 

O que são Métricas de resultado?

 

Para conseguir tratar as métricas de resultado, temos que ter em mente que nenhum planejamento deve ser feito sem objetivo, feito isso, podemos determinar quais vão ser as métricas importantes que utilizaremos para medir o crescimento e o que precisaremos fazer para alcançar o objetivo definido. Com objetivos e metas definidos precisamos definir as KPIs (Key Performance Indicator, ou indicadores-chaves de desempenho), são essas métricas que vão nos falar se estamos no caminho certo do nosso objetivo.

 

Para definir bem suas KPIs é preciso algumas etapas para garantir mais qualidade na hora de analisar e não correr risco de cair nas métricas de vaidade, e é logico, vamos te passar essas etapas para te ajudar!  

 

Conheça seu público-alvo

Para uma boa estratégia de marketing acontecer e obter sucesso, é preciso ter um bom conhecimento do seu público-alvo, isso envolve pesquisar suas preferências, motivações e problemas, cabe até mesmo a criação da persona. Todos esses dados serão importantes e decisivos para suas campanhas e avaliações dos resultados.

 

Trace seus objetivos

Conhecendo o seu público-alvo você deve traçar suas metas e objetivos, afinal todo planejamento deve ter um, com isso você poderá analisar os crescimentos através de suas métricas. Outra forma de otimizar a conclusão dos objetivos são as metas smart, que comentamos em um outro post no BLOG, que é uma metodologia para atingir seus objetivos.

 

 

 

Escolhas seus KPIs

Com os objetivos da sua campanha em mãos, o próximo passo é você saber quais métricas escolher, cada caso é diferente, portanto, lembre-se de todo o caminho que seu cliente faz até o momento da compra e identifique qual etapa é decisiva e deve ser monitorada.

 

Avalie suas métricas

Quando você faz todo esse processo, escolher quais KPIs você deve usar fica mais fácil, não se esqueça de tomar cuidado para não cair nas métricas de vaidade, esses números são importantes e devem ser olhados, mas quando estamos falando de conversões e vendas, devemos nos preocupar com as métricas de resultados, que vão nos mostrar valores reais de conversão.

 

Alguns exemplos de métricas de resultado são: 

Ticket Médio

O ticket médio tem com objetivo mostrar quanto em média cada cliente gasta em um determinado período. Então vamos supor que tivemos um faturamento de R$200,00 em um dia com 2 clientes, o nosso ticket médio foi de R$100,00 por cliente.

Ticket médio = faturamento / número de clientes no período determinado.

 

ROI (Retorno sobre Investimento)

O ROI é uma das métricas mais úteis para saber se sua campanha está mesmo dando resultado e se os gastos da campanha estão gerando retornos financeiros. Retorno sobre investimento vai ajudar calculando o retorno real da sua campanha em relação ao que foi investido. O ROI é calculado pelo faturamento menos investimento divido pelo investimento.

Para que tenhamos um ótimo ROI, essa meta deve ser igual ou maior que três.

Então por exemplo, se você tiver um faturamento de R$1000 sobre um investimento de R$250, a conta seria:

(1000 – 250) ÷ 250 = 3

 

Existem diversas outras métricas de resultado que você pode utilizar baseado no seu objetivo e estratégia como CPA (custo por aquisição), taxa de clique no e-mail LVT (Lifetime Value), cabe a você entender qual é viável pelo momento e sempre tomar cuidado com as métricas de vaidade. Não escolha uma métrica simplesmente por ela ser um número alto, escolha por ela fazer a diferença nas suas estratégias e objetivos.

 

Essas são as diferenças entre os dois tipos de métricas e a atenção que devemos tomar perante elas!

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E caso você tenha dificuldade para entender algo, ou simplesmente acha isso um bicho de 7 cabeças, fique tranquilo!

Nós somos uma empresa especializada em Marketing Digital e podemos te ajudar!

Nos envie uma mensagem – estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

17 99787-2247

 

 

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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