NOSSO BLOG

Maximize sua produtividade

 

Maximize sua produtividade

Hoje em dia é extremamente comum ouvir as pessoas se queixando sobre sua própria produtividade, independente da área de atuação, e existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para que seja possível concluir com precisão o que está afetando o seu rendimento. É claro que no mundo de hoje as distrações são inúmeras, e com isso, se concentrar torna-se mais difícil, mas ainda há muito mais a ser analisado. Por exemplo: você possui objetivos claros e alcançáveis? Utiliza algum software ou plataforma para te auxiliar a lembrar de tudo que há a ser feito? Nesse artigo, esperamos conseguir te ajudar a maximizar a sua produtividade através de técnicas e dicas específicas, pensando no melhor aproveitamento do seu tempo, performance e rendimento. Esperamos que gostem!

Método SMART: Determine suas metas e objetivos

Algo que definitivamente vai te ajudar a maximizar sua produtividade é o método SMART. Não há como uma estratégia ser bem executada se não houverem metas e objetivos definidos, afinal, como você vai saber o quanto rendeu ou deixou de render? Será a partir dos seus objetivos que você irá mapear seu caminho, planejando seus passos e criando um plano de ação estruturado, para que a parte prática seja executada da melhor forma possível, encurtando o seu trajeto até a linha de chegada. Se você ainda não conhece o método SMART, não se preocupe, se trata de um modelo bem simples que serve como guia para que você possa se certificar que suas metas e objetivos estão sendo estipulados da melhor maneira possível.

Vamos entender um pouco melhor a ilustração acima, abordando o cerne de cada um dos tópicos. Para seguir o método SMART, suas metas precisam ser:

S – Específicas (specific):

as metas devem ser formuladas de forma específica e precisa;

M – Mensuráveis (measurable):

as metas devem ser definidas de forma a poderem ser medidas e analisadas em termos de valores ou volumes;

A – Atingíveis (attainable):

a possibilidade de concretização das metas deve estar presente, ou seja, devem ser alcançáveis;

R – Realistas (realistic):

as metas não devem pretender alcançar fins superiores aos que os meios permitem;

T – Temporizáveis (time-bound):

as metas devem ter prazo e duração definidos.

Esse método é útil para qualquer modelo de negócio e para empresas de todos os segmentos, inclusive para marketing digital! Independente da dimensão das suas metas, é necessário que tudo fique absolutamente claro, para que você consiga alcançar o que é almejado e para que não haja frustração, já que por vezes o problema não está em você, mas nas metas que não foram bem definidas. Para que você possa compreender melhor na prática, vamos exemplificar:

Caso eu esteja elaborando metas para uma empresa que trabalha com venda de suplementos, uma meta SMART seria aumentar a venda de Whey Proteins em pelo menos 20% nos próximos 06 meses, a partir de uma estratégia de inbound marketing.

Ficou mais fácil? Quando se tratar de metas e objetivos, trabalhe com algo específico, mensurável, atingível, realista e temporizável, para que assim você realmente consiga atingi-los!

Invista em você

Em conjunto do método SMART e de outras técnicas para maximizar sua produtividade, investir em especializações é essencial para se destacar na multidão! É necessário investir em você mesmo através de cursos, palestras, treinamentos e afins, realizados dentro ou fora do seu ambiente de trabalho. Lembre-se de que isso é um investimento, e não um gasto, diferente do que muitos pensam – não tem como ser produtivo se não houver preparação para prosseguir com determinada função ou trabalhar em um determinado projeto, e em contrapartida, caso você se especialize, a diferença tanto em termos de produtividade, quanto de qualidade, será notável!

Falando em produtividade e investimento próprio, você já ouviu falar sobre leitura dinâmica? Basicamente, o foco está em aumentar a velocidade de leitura do indivíduo sem comprometer a compreensão e a retenção das informações. Há muitos métodos diferentes para vários formatos, tanto para livros quanto textos mais curtos, e todos têm o mesmo objetivo, de ler de maneira clara, porém com mais agilidade. É um exercício que tem como fundamento a compreensão de um termo pelo contexto, ou seja, ainda que durante a leitura algumas palavras acabem escapando, a mensagem será absorvida por conta da conjuntura.

Além da leitura dinâmica, outro recurso que ajuda no aumento de produtividade, são aplicativos que contam com desenvolvimento para ser utilizado em smartphones, tablets e notebooks, servindo como um assistente pessoal. Por exemplo, no Google Now, você pode criar listas de tarefas e anotações, mandar mensagem, realizar chamadas, fazer pesquisas na internet e muito mais, tudo isso por comando de voz! Ou seja, basta dizer o comando e o aplicativo faz a busca, sem que você precise parar nenhuma tarefa. Isso já economiza algum tempo, não é?

Outro fator essencial para sua produtividade, é entender que o seu corpo precisa de repouso para dar conta do recado. Faça pausas durante um longo período trabalhado, o seu cérebro também precisa recarregar as baterias. É importante lembrar que não é somente a quantidade de horas dormidas que importa, e sim a qualidade do seu sono, então ter esse tipo de hábito saudável também faz toda a diferença na hora de produzir!

Por mais que já seja algo conhecido, a organização é outro ponto crucial para o seu rendimento. Para trabalhar bem, é fato que saber organizar seus horários faz toda a diferença – analise toda a parte da sua organização, física, digital e intelectual, e otimize seus processos!

Dicas pontuais

• Corra das distrações

– por mais atrativas que possam parecer, elas são as maiores inimigas da produtividade;

• Liste suas prioridades

– listar seus afazeres e ordená-los por importância e prioridade com certeza te ajudará a se organizar;

• Não procrastine

– por maior que seja a preguiça ou falta de vontade em realizar determinada tarefa, adiá-la só vai deixar tudo mais difícil, então comece por ela;

• Se descubra

– todos nós temos momentos de maior e menor inspiração, produtividade e afins, descubra em que circunstâncias você funciona melhor e explore esses momentos ao máximo;

• Recorra aos lembretes

– seja através do Trello, de post-its ou o que for, é natural que acabemos esquecendo de um detalhe ou outro, por isso recorrer aos lembretes pode fazer a diferença;

• Mude uma coisa de cada vez

– se você foi capaz de identificar hábitos que prejudicam sua produtividade, comece mudando uma coisa de cada vez, caso contrário você pode acabar se perdendo no meio do caminho;

• Visualize o resultado final

– quanto mais trabalhosa e árdua a tarefa, mais satisfação teremos em concluí-la, então quando precisar daquele gás extra, lembre-se de manter o foco no resultado;

• Valorize seu tempo

– é fácil esquecer que o tempo é o recurso mais importante de todos, então valorize seu tempo, e você definitivamente irá usá-lo melhor.

Para finalizar o artigo, essas foram as dicas que separamos para vocês. Esperamos que tenham gostado e que a leitura tenha sido produtiva!

Se precisar de mais dicas para melhorar sua produtividade entre em contato conosco! Somos uma agência de Marketing Digital especializada em planejamentos e estratégias para sua empresa. Oferecemos o Inbound Marketing, juntamente com ferramentas digitais que segmentam e atingem seu público-alvo.

 WhatsApp (17) 99787-2247.


Share on facebook
Compartilhar
Share on google
Compartilhar
Share on twitter
Twittar
Share on linkedin
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

Facebook