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Marketing Tradicional e Digital: Entenda a diferença!

Você sabe qual o modelo de marketing mais indicado para aumentar as vendas do seu negócio? Essa é uma pergunta bastante difícil de responder, afinal, a melhor opção para sua empresa depende de uma série de fatores.

Algumas pessoas podem dizer que é o marketing tradicional, voltado para os meios de comunicação clássicos como a televisão e jornais. Outros podem dizer que é o marketing digital, focado na web e usando ferramentas de comunicação alternativas.

Para compreender qual é o melhor caminho para solucionar seu problema é necessário entender quais são as diferenças entre marketing tradicional e o digital, entendendo os meios que cada um deles utiliza e seus efeitos.

Para saber as diferenças e conseguir identificar qual o melhor estilo para seu negócio, vamos explicar os conceitos, então continua com a gente!

Marketing Tradicional

O marketing tradicional utiliza os meios tradicionais de comunicação, transmitindo a mensagem e promovendo o produto ou serviço através de anúncios em outdoors, comerciais de TV, distribuição de panfletos, cartazes e afins: em síntese, o marketing tradicional é uma forma de divulgação push, que “empurra” seu produto até o consumidor.

Listamos alguns benefícios que o marketing tradicional pode lhe oferecer, olha só:

Conhecimento do seu produto: por ter um alcance grande, os meios tradicionais podem aumentar o brand awareness da sua marca – isso significa que ela poderá ser reconhecida e associada mais facilmente ao seu produto. 

Alcance alto: É possível alcançar locais mais remotos que não possuem acesso a internet ou TV, através de rádio e veículos impressos, por exemplo.

Público-alvo diferenciado: Se o seu público-alvo for composto por pessoas de mais idade, com certeza o marketing tradicional surtirá mais efeito, pois, devido a imensidão do mundo digital, é comum que pessoas mais velhas não sejam familiarizadas com o ambiente virtual, e por consequência não se sintam à vontade com informações provenientes da internet – tendo isso em vista, para esse público, há mais credibilidade em publicidade através de veículos tradicionais.

A abordagem do marketing tradicional é direta, envolvendo o cliente com a propaganda a qualquer momento do seu dia, enquanto ele assiste TV ou lê algum material impresso. Os investimentos obtidos nessa área são elevados quando comparados com marketing digital, principalmente por envolver a produção de peças publicitárias e os custos de exibição.

Mensurar o resultado de uma estratégia pelo marketing tradicional é uma tarefa extremamente difícil de ser realizada, já que é necessário que você tenha acesso a cada uma das vendas e a cada um dos clientes, perguntando aos mesmos sobre o que o levou a realizar a compra. Caso contrário, não há como mensurar a eficiência das campanhas de maneira precisa.

É válido lembrar que não são as ferramentas utilizadas no marketing tradicional que marcam sua principal característica, mas sim os objetivos definidos, e em suma, tudo se resume a alcançar o maior número de pessoas possível dentro do determinado público-alvo.

Marketing Digital

O marketing digital busca aplicar meios mais modernos de comunicação, como, por exemplo, blogs, canais do YouTube, fanpages do Facebook e mecanismos de busca – viabilizando que sua mensagem possa atingir um público-alvo altamente segmentado.

Com isso, é o modelo do marketing que mais tem chamado a atenção nos últimos anos, e isso não é por acaso! Com o tempo, a internet juntamente com as redes sociais vem se tornando mais presente no dia a dia das pessoas.

Uma pesquisa feita pela TIC Domicílios ressaltou que mais de 100 milhões de brasileiros utilizam a internet no dia a dia. É um número bem alto, né? Por isso é tão importante o investimento em estratégias digitais: para garantir que sua empresa alcance seu público-alvo antes dos seus concorrentes.

O marketing digital é um conjunto de estratégias focado em resultados – ou seja, ele permite que você tenha acesso a praticamente todas as informações da sua campanha, o que se torna importante para a mensuração de dados, conquistando assim, resultados ainda melhores. Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital é considerado como um veículo pull, que “atrai” os consumidores até o produto.

Aqui vai algumas dicas importantes para você saber mais sobre esse tema:

Segmentação: No marketing digital é possível escolher vários targets, desde hábitos de consumos até locais frequentados, mas é somente através das campanhas online que é realizado a criação de diferentes tipos de mensagens para cada público-alvo da empresa, o que vai além de itens padrão, como faixa etária, classe social e cidade.

Rápido acesso: Diferente do modo off-line, as ações feitas pelo marketing digital geram resultados imediatos, sendo mais fácil o modo que o cliente pode realizar uma compra em minutos, acessando de qualquer lugar em que ele se encontra – vale lembrar que os resultados são proporcionais ao investimento!

Fácil mensuração: É possível acompanhar em tempo real e medir os resultados para ver quais ações estão gerando resultados positivos para seu negócio.

Com tanta vantagem, você pode perceber o porquê de o marketing digital estar crescendo tanto em empresas que investem cada vez mais nesse nicho. 

Se depois desse artigo você ainda estiver confuso com qual segmento deve escolher para sua empresa, fique calmo! Estamos aqui para ajudá-lo – veja abaixo as principais diferenças e qual o melhor caminho a seguir:

Quais as principais diferenças entre Marketing Tradicional e Marketing Digital?

Análise de resultado

No marketing tradicional a análise é feita somente depois da veiculação dos anúncios, e exige-se a realização de pesquisa com o cliente, seja ela presencialmente ou por telefone.

Já o marketing digital, permite que você acompanhe as métricas e análises em tempo real, podendo ser feito ajustes num rápido tempo e conquistando mais resultados. Por ele, você consegue saber exatamente quantas pessoas visualizaram sua mensagem e quantas finalizaram a compra do seu produto ou serviço.

Interação com o público

Com o marketing tradicional é praticamente impossível a interação da empresa com seus clientes, isso só seria possível se houvesse um investimento em uma plataforma para atendimento com ligações para os clientes.

Já no marketing digital, as próprias redes sociais permitem a interação de comunicação do público com a empresa.

Divulgação da mensagem

Podemos perceber que no marketing tradicional, a propaganda chega para o cliente de modo interruptivo, ou seja, é tido como expectativa gerar o interesse no público enquanto ele não está a procura pelo seu produto ou serviço.

No marketing digital, o cliente é atraído para sua marca conforme visto a propaganda que gera o interesse do produto que está procurando, se colocando a disposição para ajudar em dúvidas e problemas no dia a dia. 

Para entender ainda melhor sobre marketing digital, você deve buscar saber sobre Inbound Marketing, que inclusive já foi um tema discutido em nosso blog. Se estiver com alguma dúvida, dá uma olhada lá!

Velocidade de produção

O marketing tradicional depende da produção de peças e anúncios impressos que precisam ser criados com antecedência para ser veiculada, se tornando um processo lento.  

Já no marketing digital, existe a praticidade de artes e anúncios criados, que podem ser disponibilizados na hora.

Segmentação das campanhas

Com o marketing tradicional, você não consegue mensurar o seu público-alvo com exatidão, portanto é preciso confiar nas informações de relevância do seu público para garantir que pelo menos uma parcela de possíveis clientes seja alcançada.

Para alcançar o público-alvo, com o marketing digital você se baseia em informações disponíveis online e fornecidas pelas plataformas de divulgação. Assim, você consegue aumentar a taxa de conversão e o retorno sobre investimento das suas estratégias de marketing.

Agora que você conheceu as diferenças entre marketing tradicional e marketing digital, fica mais fácil diferenciar qual o melhor caminho a se seguir dentro das suas estratégias, certo? Esperamos que esse artigo de blog tenha te ajudado e contamos com sua força para compartilhar e ajudar novas pessoas!

Agora que você já entende um pouco melhor sobre a diferença do marketing tradicional e o marketing digital, que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Somos uma agência de Marketing Digital especializada em planejamentos e estratégias para sua empresa. Oferecemos o Inbound Marketing, juntamente com ferramentas digitais que segmentam e atingem seu público-alvo.

 

Fale conosco através do WhatsApp (17) 99787-2247.

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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