NOSSO BLOG

Manutenção em seu site – Mantenha-o sempre atualizado

Nós já falamos por aqui a importância de ter um site bem estruturado, mas não só isso é importante, a manutenção e atualização do site são extremamente importantes também. Não sabia dessa? Vem com a gente que vou te contar um pouco mais sobre isso!

O pessoal procura seu site, para conhecer mais dos seu produto e serviço, encontrar informações, buscar novidade e como todos sabemos, o site é como se fosse uma vitrine virtual. Ali é onde o cliente vai se sentir confortável, ver a estética da sua loja e toda essa imersão que o site pode trazer para eles, dando mais confiança e conforto na hora de finalizar uma compra com sua empresa. E para gerar toda essa experiência ao seu cliente, você precisa estar com seu site sempre atualizado.

Além disso tudo, se você trabalha com um e-commerce e sua funcionalidade de compra online falhar ou houver algum problema técnico, as pessoas não poderão comprar seus produtos. Além disso, a manutenção influencia indiretamente as chances de o seu site aparecer nas buscas do Google.

Mantendo seu site atualizado, você consegue utilizar 100% do que a ferramenta te oferece, melhora e aumenta a segurança e o tráfego no site, pois ao atualizar seu site com informações valiosas, consertar links quebrados, remover páginas duplicadas e manter seu conteúdo atualizado ajuda seu site a ter mais engajamento e novos visitantes constantes. Além de otimizar a experiência do cliente com a sua empresa, deixando sempre uma boa primeira impressão.

Então, vamos falar um pouquinho de algumas manutenções e atualizações que você pode e deve fazer para otimizar ainda mais a experiência do seu cliente, e melhorar cada vez mais a sua base digital que é sua vitrine online – seu site!

Backup do site

O backup é um passo muito importante que não deve ser esquecido a longo prazo, geralmente ele é feito mensalmente e são feitas cópias de segurança que servem para restaurar o conteúdo do seu site em caso de falha no sistema, hackeamento, ou até mesmo a perca do site. Com isso você sempre tem os arquivos armazenados e caso aconteça algum erro você tem tudo salvo!

Manter o site acessível em vários dispositivos

Todos nós sabemos que atualmente temos todo tipo de acesso que quisermos na palma da nossa mão, não é mesmo? E por isso o seu site tem que estar apto para receber clientes que acessam de lugares remotos, como celulares, tablets e notebooks. Uma das tarefas para a manutenção do site, é garantir que esteja tudo funcionando, independente do dispositivo que o seu cliente acesse, deixando o site sempre utilizável. Até porque, atualmente mais de 80% dos usuários acessam a internet usando celulares, então esse é um ponto bem importante ein?!

Atualizações dos Plugins

Os plugins adicionam diversos recursos em seu site, como galeria de foto, contatos e afins. É extremamente importante deixá-los atualizado para que o seu site tenha total finalidade. Com a atualização, os erros e “bugs” desses plugins diminuem, aumentando a performance e a segurança da sua página na web, então nunca se esqueça de atualizá-los!

Velocidade da página e links quebrados

Sabe aquela página que você entra e demora séculos para carregar mesmo quando sua internet está boa? É chato, não é? Por conta disso, você deve evitar ao máximo que aconteça com seu site, faça os ajustes necessários para sua página carregar rápido.

Outro ponto importante é o famoso erro “404” que vem de links quebrados que mandam o cliente para a página “desculpe, página não encontrada”. Pode ser que o cliente que esteja procurando alguma informação em seu site e se depare com isso, não volte mais. Então sempre forneça links de confiança, que tragam uma seriedade a sua página e sempre teste antes de subir, fechou?

Google Analytics

Ao monitorar a análise de sites e visualizar seus KPIs e relatórios, podemos obter informações valiosas sobre como as pessoas estão encontrando e usando seu website. Além disso, esse é um passo crucial para os proprietários de sites, pois as informações sobre o tráfego que recebem de anúncios, postagens, vídeos, ferramentas sociais entre outros, podem orientá-los sobre como direcionar seus esforços de marketing e melhorar seu engajamento no site.

Se algo como uma queda súbita na métrica ou no tráfego ocorrer, isso geralmente aponta para um problema.

Pode ser um erro no site, ou um canal de marketing, ou uma mudança de tecnologia, ou até mesmo a hora de repensar sua estratégia digital, ou fazer um novo site.

Verificar as métricas do site semanalmente, com uma ferramenta como o Google Analytics também faz parte da manutenção de sites.

Essas são algumas dicas de manutenções que devem ser feitas recorrentemente para melhora cada vez mais o desempenho do seu site!

É claro que não são só essas, tem muitas outras como atualizar o WordPress, alterar senhas com uma certa frequência, estar sempre com o domínio renovado, procurar por erros, bugs e malwares que podem ter no seu site para melhorar a experiência do cliente e muitos outros!

O site é um dos pilares do Marketing Digital e uma grande presença no mundo online, se você não entende nada de site e acha uma confusão maluca, fica tranquilo! Estamos aqui para te ajudar, entre em contato conosco, vamos marcar uma call!

Somos uma agência especializada em Marketing Digital e estamos prontos para te atender!

Qualquer dúvida estamos à disposição.

📲 17 99787-2247

📷 @interstatus

✉️ contato@interstatus.com.br

Share on facebook
Compartilhar
Share on google
Compartilhar
Share on twitter
Twittar
Share on linkedin
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *