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LEADS: Saiba a importância de nutri-los.

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” – Philip Kotler

 

Esta citação de Kotler é perfeita para descrever o processo de conquista de clientes: antes de mais nada, você deve impressioná-los. Cause uma boa primeira impressão, seja proativo, inteligente, mostre a eles que além de dominar a sua área, você também é uma ótima companhia.

 

Com esse conteúdo, você entenderá o que são leads, qual a importância de nutri-los para sua empresa, e receberá uma introdução dos primeiros passos para desenvolver e aprimorar suas habilidades de vendas e, por consequência, como transformar seus leads em clientes fiéis.

 

Você sabe o que são leads?

 

Para o marketing digital, leads nada mais são do que consumidores em potencial que chegam até seu site através de pesquisas, conteúdos ou estratégias digitais. Ele converte sua oferta em troca de informações, se tornando um contato. Em síntese, leads são oportunidades para você.

 

Entenda como alguém pode se tornar um lead, segundo o conceito do inbound marketing:

 

 

Todo negócio possui um modelo ou formato para realizar suas vendas, e ainda que seja imperceptível, a sua empresa também possui seu próprio funil de vendas, que são basicamente algumas etapas que todos os clientes percorrem até que a compra seja consumada, e focando em cada um desses níveis de forma individual, é possível otimizar seu processo, gerar cada vez mais leads e, com um bom atendimento e pós-venda, fidelizá-los. Podemos dividir o funil de vendas em quatro etapas principais: atenção, interesse, desejo e ação.

 

O primeiro e mais importante passo para converter seus leads é chamar a atenção para seu produto ou serviço. Você pode optar por uma infinidade de estratégias, que vão desde produção de conteúdo, até campanhas de links patrocinados.  Divulgue sua marca com títulos atrativos, textos interessantes com informações relevantes, ou seja, que possa despertar o desejo e o interesse do potencial cliente que leva a um contato para ação. É necessário que você forneça informações que ajude seu cliente a identificar o problema e faze-lo com que ele se interesse e procure por sua ajuda.  Utilizar palavras chaves, aplicando estratégias de SEO são muito importantes para manter a atração da sua persona em você.

 

Depois de desenvolver sua estratégia para chamar a atenção dos seus leads, a segunda etapa é despertar o interesse deles, utilizando uma linguagem mais persuasiva, que contenham argumentos certeiros, que possa fazer ela ter vontade de saber mais sobre seu produto. Aproveite o interesse da pessoa para direciona-lo a conteúdos mais aprofundados, despertando ainda mais o interesse dela. É necessário despertar a curiosidade do seu lead e demonstrar que você tem o necessário para amenizar sua dor!

 

Após despertar a atenção e o interesse do seu público-alvo, é natural que o número de pessoas diminua, levando em consideração o processo de afunilamento. Tendo seu interesse, é hora de fazer sua oferta, para seu produto ou serviço, onde você deve mostrar todos os benefícios, qualidades e diferenciais. O feedback de outros clientes satisfeitos é muito importante nessa etapa. Aqui, você poderá fazer conteúdos diferenciados que aprofundem mais no assunto e ajudem na sua estratégia, como eBooks e Webinars.

 

Nessa última etapa você estimula a realização de uma ação, facilitando seu processo para que não optem pela concorrência. É necessário transmitir com clareza os diferenciais oferecidos, sendo um passo essencial para que finalizem a ação com facilidade e rapidez, devendo ser uma proposta direta. Inscrever-se em um webinar, curtir e comprar algo são várias ações almejadas, porém tudo é variável de acordo com seus objetivos. É de extrema importância utilizar CTAs (calls to action) para essa fase, de estética atrativa e conteúdo relevante para reter a atenção do público.

 

Você sabia que existem tipos diferentes de Leads?

 

A resposta para essa pergunta é sim: existem diferentes tipos de leads, mas não entre em pânico, estamos aqui justamente para te explicar a diferença entre eles!

 

O termo lead pode ser usado por qualquer empresa que queira gerar engajamento para seu negócio. Porém, há um tipo de modelo para cada empresa, ou seja, é necessário um conteúdo diferente para a geração de lead de cada empresa. Vamos separa-los em dois grupos: B2B e B2C.

 

No geral, B2B, do termo business to business, atinge empresas e corporações e a geração de leads B2C, business to customers, vai até os consumidores individuais. Portanto, o ciclo de vendas para B2B são mais intensos e demorados, isso significa que para o processo de geração de leads, se tem uma dificuldade maior para encontrar de encontrar leads que valem o esforço da equipe para acha-los. Por isso, é mais fácil uma empresa B2B investir na geração de leads.

 

O tipo de conteúdo entregue para empresas B2B, normalmente são baseados em infográficos e withpapers, pois esses clientes costumam fazer mais pesquisas antes de contratar o serviço procurado.

 

Já para empresas B2C o conteúdo não necessariamente precisa conter termos técnicos: concursos, sorteios e eBooks educativos costumam chamar muito a atenção do seu público.

 

Basicamente, a definição de um lead bom é alguém que tem um interesse por algum produto ou serviço de sua empresa. Construindo a sua estratégia de geração de leads, você conseguirá atingir seu público-alvo.

 

 

Porque é tão importante nutrir seus leads?

 

É de conhecimento geral que pequenas e médias empresas normalmente enfrentam problemas para se manter no mercado de trabalho, tendo dificuldades de estabelecer conexões seguras com seus futuros clientes e as vezes até deixando a desejar sobre um certo serviço. É necessário o posicionamento no mercado de forma precisa, tomando autoridade no mercado em que atua, ampliando seu alcance.

 

Quando uma pessoa com algum problema consegue encontrar de forma orgânica a sua empresa e de alguma forma sua informação a ajuda, é possível que essa pessoa se torne o futuro cliente de sua empresa, mas, é necessário que aja o contato permanente com esse lead.

 

De forma geral, nutrir leads é ajudar um potencial cliente e manter um relacionamento para com ele, mesmo que o mesmo ainda não esteja pronto para efetuar a compra.

 

A nutrição de leads para sua empresa se torna importante por ser uma fonte segura e de baixo custo para se conseguir novos clientes, tendo a chance de fidelização maior do que em outros jeitos. Um cliente satisfeito pode indicar seu produto a outras pessoas que eventualmente também comprem de você, isso é uma excelente forma de marketing. Mas fique calmo, vamos explicar melhor a transformação de leads em possíveis clientes no próximo tópico, fique atento.

 

 

Ferramentas que podem ajudá-lo na geração de leads:

 

A automação de marketing é a melhor ferramenta para garantir a geração de leads necessária para seu negócio, facilitando o gerenciamento de contato. Separamos algumas ferramentas para você ficar por dentro:

Hello Bar; Leadin; Unbounce; Hubspot e RD Station.

 

Essas ferramentas permitem que você converta usuários do seu site em leads através de pop-ups que pedem o endereço de e-mail, informações mais precisas, como nome e cargo de quem acessa seu site pela primeira vez, em troca de materiais que redirecionam para outra página. Permitem a criação de landing pages, utilizando templates já prontos para sua marca. Ferramentas de automação de marketing do mercado e gestão de campanhas de marketing de conteúdo completa.

 

Você sabe como transformar leads em possíveis clientes? Saiba agora:

 

Primeiro, é imprescindível que você compreenda que nem todo lead se tornará um cliente em potencial. É necessário entender que um lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse pelo seu serviço e deixou em seu site alguma forma de conteúdo que o fez entrar em contato com a empresa. Nem sempre um lead está qualificado para se tornar um cliente e possível consumidor de seu produto, por isso é necessário estar sempre acompanhando visitas e conversões para saber exatamente o que ele busca e quais as informações dele.

 

Há empresas que não trabalham com a conversão de leads, ou quando convertidos, não se adequam a um bom trabalho de condução da jornada de compra, ou seja, não adiantou nada captar o contato. Por isso é necessário o entendimento de como saber vender para um lead.

 

É necessário saber segmentar e definir bem o seu público para a transformação de um lead em cliente, isso significa que, se você cria uma estratégia que atinge seu público de forma correta, é certo que, a chance de esse lead se tornar um cliente é bem grande. A comunicação deve ser gerada de forma precisa e de bom entendimento para seu lead, ou seja, sua persona deve ser bem definida. 

 

Caso sua empresa trabalhe com um produto ou serviço, é certo que você precise estruturar um caminho para que a pessoa possa seguir com a compra. É importante ter em seu site, artigos com assuntos que atraia visitantes, assim você saberá os assuntos que esse lead se interessou e o porquê de ter ido até seu site. Após essa etapa há o reconhecimento do problema, onde o lead descobre o problema e o que fazer para resolve-lo, pois assim, ele busca mais informações do problema e vê como uma oportunidade de melhoria, se aprofundando mais no assunto.

 

A solução seria através de informações, onde o lead começa a considerar soluções e fazer orçamentos para realizar as ações de marketing. Durante a decisão de compra é necessário mostrar a melhor solução e agregar o valor do seu negócio. A sequência da jornada de compra é muito importante para um lead entender o que precisa, fazer escolhas corretas e seguir na direção da compra confiando em sua empresa.

 

É necessário assimilar cada etapa da jornada até chegar em seu cliente, tendo um fluxo bem definido para que cada informação chegue a ele exatamente no momento em que ele precisa desse conteúdo.

 

Hoje em dia, o cliente não necessariamente se relaciona com sua empresa somente para comprar o produto desejado – ele espera algo a mais dessa relação, se importando com o atendimento, estilo de vida determinante do produto, e o que o serviço pode proporcionar ou agregar positivamente, com o real valor acima do custo.

 

É de extrema importância gerar uma relação de confiança e ajuda tanto com pessoas que ainda não são clientes, quantos os que já são, e não só de venda o tempo todo. Além de sempre ter o feedback do seu cliente pós compra, para saber em que sua empresa está acertando e onde pode melhorar, tanto em relação de marketing, relacionamento com leads quanto ao produto e serviço de fato.  

 

Esperamos que agora tenha ficado mais fácil para você associar cada processo da geração de um lead para seu negócio. A nutrição de leads é necessária para todas as empresas, levando em consideração o aumento no crescimento proporcionado, e é essencial para que sua estratégia de marketing digital obtenha sucesso.

 

Siga uma boa estratégia de marketing e respeite a jornada de compra de seus leads, assim a taxa de conversão de leads em clientes aumentará consideravelmente – você pode se surpreender!

 

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Entre em contato conosco. Somos uma agência de Marketing Digital especializada em planejamentos e estratégias para sua empresa. Oferecemos o Inbound Marketing, juntamente com ferramentas digitais que segmentam e atingem seu público-alvo.

 

Fale conosco através do WhatsApp (17) 99787-2247.

 

 

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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