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Landing Page – O que é e como utilizar

Inbound Marketing e Landing Page

Com o crescimento do Marketing Digital e todas estratégias atreladas a ele, alguns termos não são tão simples de entender diretamente, mas como nosso objetivo é ajudar você ao máximo, estamos aqui para deixar esses termos simples e fazer com que você entenda o que é o Marketing Digital no geral!

O assunto de hoje é sobre landing pages, mas, para começar a falar dele, precisamos explicar que ele faz parte de toda uma ação de marketing chamado “Inbound Marketing”. O objetivo dessa ação é aproximar possíveis clientes – leads – sem tentar fazer uma conversão direta em vendas, mas com conteúdos relevantes para que os leads sejam atraídos e então criar a possibilidade de venda – como já falamos em outros artigos, entram aqui como estratégias também o mapa de empatia, iscas digitais, marketing de conteúdo e outros.

O que é uma Landing Page?

Podemos dar sequência e falar sobre as Landing Pages, afinal, o que é isso? São páginas com um único objetivo, transformar o tráfego do seu site em leads – já falamos duas vezes sobre eles nesse artigo e se você está se perguntando ‘’O QUE SÃO LEADS?’’ calma que a gente explica!

Lead é um potencial cliente que já demonstrou algum interesse em adquirir o seu produto ou serviço, mas como ele demonstrou esse interesse? Preenchendo formulários no seu site, newsletter, ou até mesmo se cadastrando.


Agora voltando as landings, lembra quando falamos das iscas digitais em outro artigo? A Landing Page funciona como uma, oferecendo um material relevante para seu público e em troca ele te passará informações pessoais. A partir disso você pode fazer o seu visitante virar um potencial cliente!

Como falamos sobre as iscas digitais, quanto melhor e mais interessante for o seu material, mais informações você pode pedir em troca.

Uma Landing Page não tem outros links e não é uma página navegável, sendo assim, o seu único objetivo é conseguir as informações do seu tráfego preenchendo o formulário. Assim, você terá também total controle das ações do usuário, já que ele pode apenas preencher o formulário com as suas informações. E você consegue filtrar o seu público, afinal, como não é uma página navegável, se ele não se interessar pelo seu produto apenas fechará a página, fazendo com que apenas pessoas interessadas preencha o formulário.

Dicas para uma boa Landing Page

  • Título e subtítulo

O título é onde você irá atingir primeiramente o seu público-alvo, afinal, se o cabeçalho não interessar ele, o que vai levar a continuar o restante da leitura da página?

Então utilize elementos que transmitam de maneira clara a proposta da sua oferta, para que o visitante ache interessante e continue a leitura da página!

  • Imagens

As imagens quando bem utilizadas, são muito importantes para uma landing page, além de embelezar e enriquecer o produto, juntamente com o texto, ajuda a ficar mais clara a ideia do produto ou serviço que está sendo oferecido.

Evite utilizar banco de dados e fotos genéricas já conhecidas, busque algo que case com a sua proposta ou até mesmo que simplifique a leitura e deixe ela mais clara de entender apenas batendo o olho.

Caso seja alguns softwares ou ofertas de produtos, aplique de uma maneira clean em sua landing page, pode ter certeza que vai enriquecer todo o conteúdo.

  • Detalhes são importantes

A sua página tem o único intuito de converter aquele possível lead que está ali, e quanto mais ele se interessar pelo conteúdo ou produto, maior é a chance de ele assinar o formulário para obtê-lo. Portanto, busque utilizar pontos simples e diretos, podendo até separar por tópicos rápidos e de fácil entendimento.

Ao separar em tópicos a dica é:

  • Utilize frases curtas e de fácil leitura;
  • Não coloque muitos tópicos, escolhas os melhores para destacar;
  • Utilize o negrito para destacar termos relevantes;
  • Fale sempre positivamente com recursos e não termos técnicos.
  • Formulário

O formulário é onde vai acontecer a conversão, então é uma parte muito importante. Busque balancear as informações pedidas que serão necessárias. Um formulário muito grande pode acabar espantando possíveis leads por pedir muitas informações.

Mas lembre-se, caso precise daquela informação, não hesite em colocar, pois fará diferença quando passar os leads do Marketing para vendas.

Outras formas

Esses são elementos necessários para a criação de uma landing page, porém existem outras formas de fazer, vale lembrar também que cada público-alvo tem a sua forma de agir e tratar, as vezes o que funcionar com X público, pode não ser o ideal para Y.

Direcionar o olho do visitante pode ser uma ótima forma de otimizar o número de conversões, utilizar setas e até mesmo emojis podem ser uma ótima forma de fortificar os benefícios.

“Essa oferta expira em 12 horas” cria um senso de urgência sobre aquela proposta e o visitante que está na dúvida, será estimulado a agir mais rápido fazendo a conversão.

Como falamos, existem diversas formas de utilizar a Landing Page para aumentar suas conversões, basta você conhecer o seu público e entender o que é melhor para ele naquele momento.

Essa imagem abaixo é uma exemplificação de uma Landing Page que nós, da Interstatus, utilizamos para o lançamento do nosso E-book:

E como sempre falamos, estamos aqui para te ajudar! Se você não conhece tão afundo o seu público-alvo, não sabe qual é a melhor estratégia para seguir, e está com dificuldades com isso, relaxa! Nós estamos aqui para te ajudar!

E se conhecer algum amigo que precisa ler esse artigo, manda para ele!  🖤

Entre em contato conosco, vamos marcar uma call!

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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