NOSSO BLOG

Home Office – sua empresa poderia aderir esse método para sempre?

Hoje vamos falar de uma possível tendência mundial, o Home Office. Devido a todos os ocorridos de 2020, tivemos que ir para casa urgentemente e algumas empresas começaram a se adequar para continuar entregando o máximo para o seu cliente, mesmo em meio a uma pandemia. Portanto, muitas empresas fizeram o uso do home office – conhecendo o lado bom e ruim dessa forma de trabalho.

Como saber se minha empresa está pronta para começar o Home Office? Meus funcionários são classificados para tal forma? Como podemos otimizar tempo e melhorar nossos resultados mesmo à distância? Essas são alguns assuntos que vamos falar no artigo de hoje! Continue lendo!

Muitas empresas e funcionários gostaram do home office por muitos motivos, sejam eles desempenho e produtividade maior, melhoria no trabalho e até mesmo redução de custos.

Quais áreas podem atuar no Home Office?

É claro que não são todas as áreas que podem adotar essa nova forma de trabalho, muito porque alguns trabalhos são necessários presenciais ou híbridos – podendo ser um pouco em casa e um pouco na empresa. Com isso, o ideal é entender cada parte da sua empresa e suas necessidades, colaboradores novos como estagiários e afins precisam de uma supervisão maior para entender a didática da empresa. A preparação de gestores e das equipes de suporte é primordial para que a transição do escritório para o trabalho em casa seja bem sucedida, sem perda da produtividade no longo prazo.

Os funcionários estão prontos para trabalhar de casa?

Não são todos os funcionários que estão prontos para atuar remotamente, alguns por não conseguirem se adequar ao ambiente de casa para trabalhar e assim acabar não rendendo tanto quanto ao serviço no escritório, ou até mesmo por não dispor um ambiente tranquilo e todo material necessário para trabalho. A curto prazo esses problemas são contornáveis, mas pensando em longos prazos os funcionários devem ter todo o conforto e ergonometria para exercer de melhor maneira todas as suas funções.

O ambiente de trabalho em casa é mais confortável, mas também exige toda a concentração e clareza do que você está fazendo. Quando estamos em Home Office a facilidade de se dispersar é muito maior, com isso, é necessária uma conversa com os colaboradores para que entendam a importância de ter total foco no trabalho, mesmo ele sendo feito de casa.

Cuidado com a primeira impressão

No começo do home office podemos achar que a produtividade caiu ou que não estamos nos adequando as atividades dentro de casa. Porém, é normal que essas mudanças afetem a todos, tanto empresa quanto colaboradores, com isso, é bom já se prevenir e entender que essa mudança – assim como todas – pode não engrenar de primeira mão, porém cabe a empresa e colaboradores irem se ajustando para melhorar cada vez mais o trabalho entregue aos seus clientes!

Essa nova forma de trabalhar realmente é uma tendência?

Como falamos, o mundo experimentou de forma obrigatória essa nova forma, e com isso foi preciso se adequar a melhores maneiras – e ainda vão surgir novas mudanças de mercado com tudo o que estamos vivendo. Um estudo aponta que mesmo após estabilizar a pandemia, deve existir um crescimento de aproximadamente 30% dos trabalhos remotos – segundo a pesquisa desenvolvida por André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas.

A tendência é que os colaboradores comecem a estudar e se adequar cada vez mais ao mercado de trabalho, já pensando em meios profissionais de estar cada vez mais prontos para trabalhar dentro de casa.

Dicas para as empresas

Apesar de não estarmos no ambiente de trabalho como escritório, proporcionar momentos de harmonia e descontração são importantes para deixar a equipe unida e descontraída! Além de dar um gás no pessoal e ajudar a relaxar, faz com que o ambiente de trabalho seja mais leve e mostra aos colaboradores que mesmo de casa, a equipe está unida para juntos chegarem no objetivo final proposto.

Aqui vai algumas dicas para você melhorar ainda mais o desempenho de sua equipe:

Happy hour online

Uma das formas para manter o pessoal engajado e focado no objetivo é um Happy Hour Online, pode ser por Discord, Skype ou qualquer plataforma. O objetivo é pôr o papo em dia, use a abuse dos compartilhamentos de tela, vídeos engraçados no Youtube e até mesmo um jogo online, demais né?!

Use aplicativos      

Existem diversos aplicativos que dão as possibilidades de se organizar para trabalhar de casa, o Trello é um deles, nele você consegue se organizar, criar rotina, definir datas e o melhor, tudo online!

Com isso, os colaboradores podem definir o que estão fazendo e conseguem dentro do aplicativo até subir em nuvem arquivos referências e afins!

Já para a comunicação, existem diversos aplicativos online de conversa, um dos mais completos, permitindo chamada de vídeo, mensagens de texto e vídeos conferências com mais de uma pessoa é o Google Hangouts. Além disso, o aplicativo tem disponibilidade tanto para Android quanto para IOS.

Uma das dificuldades do home office, é conseguir se manter produtivo sem trabalhar menos ou mais. Uma dica sobre como melhorar a produtividade é registrar a quantidade de tempo diária gasta no trabalho. Com o Toggl, isso é possível. Esse app gerencia as horas que você usa para finalizar cada atividade ou projeto. Ao iniciar qualquer tarefa, basta ativar o app para que ele comece a registrar o tempo. O uso é gratuito e compatível com Android e IOS.

Para os colaboradores

A dica aqui vai direto para os colaboradores, o trabalho remoto é bom tanto para empresas, quanto para os trabalhadores. Hoje o mercado está buscando por profissionais que estão prontos tanto para o trabalho presencial e para o trabalho remoto.

Então se prepare ao máximo, algumas dicas são:

Crie os horários de trabalho
Faça a sua rotina, crie um horário de trabalho, apesar da liberdade que o home office oferece, deve-se ter em mente que seu trabalho deve ser cumprido. Então se organize, para aproveitar o máximo do seu tempo. Crie lista de tarefas e check-list que dão prioridade ao mais importante.

 Estabeleça limites

O trabalho em casa pode ser afetado pelas pessoas que convivem com você. Então, é ideal você informar aos mesmos que, você está trabalhando e precisa de um ambiente para tal atividade. Afinal, não é só porque você está em casa que está de folga ou disponível para uma conversa. Ter um escritório ou um lugar específico para trabalhar ajuda ainda mais nessa divisão.

Então não esqueça faça:

  • Tenha um cronograma de trabalho, informe-o e cumpra-o;
  • Concentre-se no que você realizou no final de cada dia para se manter motivado;
  • Crie um espaço de trabalho dedicado e informe sua família que você não está disponível durante o horário de trabalho.

Apesar de tentador, evite procrastinar, foque no trabalho e o mais importante é não desistir no começo, como falamos, pode ser que demore para implementar a rotina – então entre ciente e tente se adequar as mudanças e adversidades que vão aparecendo durante o dia a dia.

Essa nova tendência global pode ser uma nova forma de trabalhar, mas tudo bem se você não se adequar, existem pessoas e pessoas. O importante é sempre evoluir e buscar novas formas de trabalhar.

Compartilhe com um amigo que precisa desse artigo! 🥰

Nós somos uma agência de marketing especializada e estamos prontos para te ajudar! Qualquer dúvida estamos à disposição. Entre em contato conosco, vamos marcar uma call!

📞 17 3364 6189

📷 @interstatus

✉️ contato@interstatus.com.br

Share on facebook
Compartilhar
Share on google
Compartilhar
Share on twitter
Twittar
Share on linkedin
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *