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Como sua empresa se posiciona no atendimento pelo WhatsApp?

Você conhece aquele aplicativo verdinho com um telefone dentro? Eu tenho certeza que sim! O nosso assunto de hoje vai ser sobre ele: o aplicativo que está se tornando o queridinho de todas as empresas, o WhatsApp.

Todos nós sabemos que o WhatsApp bombou pouco tempo após o seu lançamento, acabando quase que por completo as mensagens de textos e otimizando a comunicação entre o mundo todo! São mensagens instantâneas, sendo somente necessário uma conexão com a internet.

Devido a pandemia, os números de utilização do WhatsApp são ainda maiores, de acordo com a pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box, a cada 100 smartphones no Brasil, 99 têm o app instalado. Além disso, 93% dos brasileiros utilizam ele diariamente.

Mas você deve estar se perguntando, como que todas essas informações podem te ajudar a incrementar o seu negócio ou melhorar ainda mais a suas vendas?

E é claro que com toda essa evolução do WhatsApp, as empresas se adequaram também – principalmente na pandemia – e irão continuar conforme o novo normal for se estabilizando.

A humanização de grandes marcas e a proximidade que essa estratégia trás com o cliente faz com que diversas empresas passem a se comunicar no aplicativo e que muitos clientes também busquem esse atendimento, visto que a praticidade e o conforto são cada vez maior e mais buscada no mundo digital.

O WhatsApp já era usado para fins de comunicação entre empresas e clientes muito antes de ser lançado sua versão como WhatsApp Business, seja para marcar encontros e reunião, pós-vendas, estreitar relacionamentos ou até mesmo como meio de divulgação de serviços ou produtos.

De acordo com a pesquisa “Mensageria no Brasil”, realizada em fevereiro de 2020, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas. Desses, 77% o fazem para tirar dúvidas ou solicitar informações; 65% usam o app para solicitar suporte técnico; 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos ou serviços. A pesquisa entrevistou cerca de 2.072 brasileiros maiores de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones.

Então fica claro que é necessário estar preparado para que sua empresa consiga fazer um bom atendimento através do WhatsApp para aumentar a qualidade da sua empresa e espreitar ainda mais a comunicação com seus clientes.

E se você acha que não é uma tendência, basta ver a Magalu, que está fazendo um ótimo trabalho via WhatsApp! Lá eles encaminham todas as situação da sua compra – mesmo sendo um atendimento robotizado, é uma ótima forma de otimizar o trabalho de relações com os clientes.

E não é apenas isso, recentemente o WhatsApp lançou que será possível realizar pagamentos e transferências de dinheiro dentro do aplicativo – WhatsApp Pay! O que aumenta ainda mais a possibilidade e rentabilidade de se ter um trabalho voltado ao aplicativo com fins lucrativos e objetivos de vendas.

Com isso todos ganham, além da facilidade de comprar e vender pelo App você passa uma credibilidade ainda maior para seu cliente! Com um bom atendimento e organização, cresce inúmeras oportunidades de se trabalhar tanto relacionamento com o cliente, seja ele pré ou pós-venda, informações, pedidos, reservas e afins. E não é só o WhatsApp que faz os pagamentos online, existem diversos aplicativos e formas de facilitar ainda mais a compra de um produto ou serviço, como PIX – que é uma nova forma de transferência que os bancos nacionais estão adotando, uma transferência em tempo real. Além disso, as empresas podem gerar boletos, links em sites, aplicativos de carteiras digitais que fornecem todo o suporte ao vendedor, enfim, existe inúmeras formas de deixar mais fácil a vida do seu cliente e mostrar que você está ali para facilitar e ajudar a vida dele!

Então a dica aqui é, lembre-se sempre de fazer um bom atendimento! Já comentamos em alguns blogs atrás a importância de exercer um bom atendimento dentro do PDV, e é claro que pelo WhatsApp não seria diferente, trabalhe seu cliente com um ótimo atendimento, mostre a ele que você está disposto a ajudar e faça o atendimento como você gostaria de ser atendido por uma empresa!

E como não pode faltar, além de todas as dicas que já passamos, aqui vai mais algumas de como melhorar seu atendimento pelo App:

  • WhatsApp Business é indispensável

Além de você passar uma credibilidade maior para seus clientes, você também mostra que seu contato é um número comercial. O aplicativo também conta com uma série de ferramentas que irão te ajudar a organizar os clientes com etiquetas – se necessário – mensagens automáticas e métricas e relatórios de mensagens enviadas, lidas e recebidas.

  • Utilize o WhatsApp Web

Além de ser mais fácil de visualizar as conversas e os clientes, quem está fazendo a venda. ganha uma praticidade a mais de digitar pelo computador e caso seja necessário também é mais prático encaminhar links, imagens e conteúdos externos.

  • Evite grupos

Apesar de ser mais prático para você criar um grupo, pode ser que não seja para o cliente! Afinal, você gostaria de estar em um grupo com um monte de outras pessoas de uma marca que você gosta? O ideal nesse caso, é criar uma lista de transmissão, assim, além de conseguir comunicar a todos com a mensagem que você quer passar, os clientes tem a total liberdade e privacidade de expor suas dúvidas somente a você, sem contar que ele recebe a mensagem somente dando um “conforto” a ele de ser lembrado.

  • Os status estão em alta

Você já conhece o stories do Instagram e Facebook, e o status do WhatsApp é a mesma coisa! Um conteúdo que irá aparecer para todos que tem o seu contato salvo e tem a duração de 24 horas. É um ótimo canal de venda para você mostrar novidades, dia-a-dia, promoções e coisas que seu público pode se interessar em ver!

  • Pós-vendas

E por último, mas não menos importante: o pós-venda. Ele é uma das ações que contribuem na fidelização do cliente, então é muito importante! Quando você tem um cliente fidelizado, além de todo “afeto” que ele sente pela sua marca ele vai te divulgar, e acredite, o boca a boca faz diferença!

Então a dica aqui é, se você está utilizando o WhatsApp Web, crie uma planilha no Excel, onde você consiga localizar clientes e fazer um pós venda com eles, além da facilidade para sua empresa, a experiência com o cliente passa a ser mais vantajosa, e a chance de esse cliente fechar negócio com você aumenta ainda mais!

Como já falamos acima, é muito importante o atendimento ser feito da melhor forma possível para que seu público se sinta importante, então todas as dicas sobre atendimento devem ser utilizadas aqui também! Gatilhos mentais, fidelização, novidades e o bom atendimento deve prevalecer sempre!

E aí, gostou do artigo? Compartilha com um amigo que precisa dar aquela engajada nos negócios em geral! O WhatsApp está aí para isso!

Falando em WhatsApp, nós somos uma empresa especializada em marketing digital e estamos prontos a te ajudar a dar aquele UP nas redes sociais no geral!

Quer saber mais? Marca uma call com a gente! Vamos tomar um café 🖤

E se ficou alguma dúvida, estamos prontos a te ajudar!

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