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Branding – O que é e como aplicar na minha empresa?

O Marketing Digital está se tornando cada vez mais importante para a empresa se destacar no mercado, e com essa evolução surgem termos que são populares nesses meios, um desses termos é o Branding. Mas afinal, você sabe o que essa palavra significa?

Branding tem como significado gestão de marca, que é como sua empresa se apresenta no mercado com nome, slogans e identidades visuais no geral. Quando falamos em Branding falamos de como seu público-alvo vai enxergar a sua marca no mercado.

No trabalho do Branding não é do dia pra noite que temos resultados, afinal nada é! Exige muito trabalho, e não é fácil colocar na cabeça do seu público que sua marca é líder no seu segmento. O Branding envolve muito marketing, mas não só isso, ele envolve todo o valor de uma marca com posicionamentos e ações para que todos acreditem nessa causa. Afinal se os colaboradores não acreditarem, como o público vai, não é mesmo?

Branding não é somente uma forma de propaganda, é a conexão emocional com o seu consumidor.

 

Branding realmente importa?

Segundo Walter Landor – Responsável pelo Branding da Coca-Cola e Levi’s – ‘’Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente.’’

Então sim, o Branding é muito importante para sua marca, afinal, quando o consumidor percebe esse vinculo com a empresa, ele pensa ‘’essa marca se preocupa com pessoas como eu’’ assim, quando existir uma necessidade de consumo, você acha que ele irá procurar alguém que pensa nele ou uma empresa que só trata ele como um número?

O Branding é basicamente toda a construção de uma marca que quando você pensar em aspectos que a marca se encaixa, vai logo pensar diretamente nela.

Quer um exemplo? Quando você pensa em cartão de crédito, qual imagem vem a sua cabeça? Provável que o logo MasterCard ou Visa.

Ou quando precisa de um tênis para corrida, provavelmente as primeiras marcas que vem a sua cabeça são Nike e Adidas.

Até mesmo quando estamos falando em um almoço de domingo em família, você já pensa na Coca-Cola ou no Guaraná Antártica.

Provavelmente você pensa nessas marcas porque elas fizeram um ótimo trabalho de Branding e quando pensamos nesse assunto, a solução para o nosso ‘’problema’’ está na marca.

 

Mas afinal, o que é marca?

Vamos aproveitar que estamos falando bastante de marca e dar um breve resumo do que significa.

Marca não é apenas o logo da empresa, mas sim tudo que está por trás dele. O logo não deixa de ser importante, ele é um elemento para fixar a identidade na cabeça do seu consumidor. Mas a marca envolve tudo o que representa seu negócio.

Por exemplo: os toques clássicos do Iphone ou até aquele ‘’Hello Moto’’ da Motorola.

O ronco único de uma Harley Davidson que foi até patenteado pela marca.

As famosas 3 listras da adidas.

Ou até mesmo a maravilhosa sidestripe dos clássicos tênis da Vans.

E como não esquecer da icônica frase do McDonald’s ‘’Amo muito tudo isso”.

Poderíamos ficar citando inúmeras características únicas de diversas empresas, porque justamente é isso que é uma marca, aquilo que diferencia ela das demais.

Agora que você já entende o que é marca e branding, vamos ver como aplicar ele na gestão da nossa marca?

 

Aplicando o Branding

Como explicamos, o Branding é uma ação que trabalha tanto a parte de marketing de uma empresa, quanto a parte emocional e a forma que ela se posiciona. Isso tem que ser pensado desde o início da identidade visual, para mostrar com cores, logos e tipografia o DNA da sua marca, e onde ela quer chegar. 

·         Construindo a marca

As cores são muito importantes na hora de construir sua marca, pois elas podem transmitir sensações e aumentar ainda mais o relacionamento com seu público.

O logo é a forma gráfica de representar a sua marca, fazendo com que as pessoas a reconheça de forma imediata.

A tipografia também ajuda com a identificação do seu produto ou serviço com o seu público e a percepção em relação a marca.

 

Como falamos, é necessário mostrar qual é o DNA da sua marca, assim, as pessoas podem se identificar ainda mais com ela, abraçando causas e ações que interessam.

Para saber se posicionar perante o seu público e saber qual tipo de linguagem você deve utilizar, é necessário a criação de uma persona.  A persona vai representar o seu cliente ideal e através dela você conseguirá solucionar problemas dos seus clientes, entender qual é o momento de se posicionar perante algum acontecimento externo do mundo, se você deve utilizar uma linguagem mais formal ou informal. Basicamente, a persona vai te dar todas as informações necessárias para a sua estratégia de Branding, com isso você poderá traçar:

·         Valores: onde a marca vai mostrar o que é importante para a empresa e sendo através dele que se espera ter uma conexão com o seu público.

·   Canais: reconhecerá os canais de comunicações mais adequados para melhor apresentar a personalidade da marca.

·         Conteúdo: qual o conteúdo esse público quer e gostaria de ver.

·       Tipo de comunicação: se você vai ser informal ou formal com o seu público, se a marca vai ser mais ‘’descontraída’’ ou ‘’séria’’ e se você poderá usar gírias ou dialetos desse grupo específico que a marca pretende atingir.

Vamos a um exemplo rápido na prática, uma empresa de produtos gamers poderia definir seu posicionamento como:

Valor: Aumentar a competitividade do cenário, trazendo produtos de custo benefício para que mais pessoas entrem no mundo competitivo dos games.

Canais: Utilizar as redes sociais e canais de stream, como a Twitch, que é onde fica nosso maior público-alvo atualmente.

Conteúdo: Trazer conteúdo voltado para o mundo de games, como lançamentos de produtos personalizados, review de jogos e produtos que oferecemos, além de gameplays com jogadores profissionais.

Tipo de comunicação: Utilizar linguagem mais descontraída e informal para aproximar ainda mais a marca dos jogadores, utilizando também gírias e expressões utilizada por eles.

Esse foi apenas um exemplo de como uma marca fictícia pode se posicionar no mercado usando o branding.

 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma ótima forma de se comunicar em uma estratégia de Branding – que aliás, já falamos desse assunto aquiporque mostra ao público que o seu maior objetivo não é vender para ele, e sim ajudá-lo.

Existem diversas formas para se comunicar com o Marketing de Conteúdo, algumas são: textos em blog ou redes sociais, eBook, audiobooks, infográficos, vídeos informativos e muitas outras.

            Ponto de venda

O ponto de venda, é onde seu público vai ter um contato direto com sua marca ou empresa, e criar uma imersão para que eles se sintam ainda mais abraçados pela sua marca é extremamente importante.

Mesmo que seu PDV seja um site, é preciso que ele tenha a aparência da marca para fazer essa ligação.

 

            Endomarketing

Como já foi dito, é necessário fazer com que os seus colaboradores, vendedores e funcionários da sua marca entendam e compactuam com os valores e objetivos da sua empresa, afinal, eles terão comunicação direta com seus clientes, então toda a experiencia de compra desse cliente, pode ser afetada caso algum colaborador não compactue com a ideia da marca.

O marketing interno (endomarketing) é muito necessário para fazer essa ligação entre a marca e colaboradores, para que todos entendam que a ideia e a mensagem transmitida pela marca seja única.

 

Essas foram algumas dicas de Branding e como aplicar essa estratégia no seu negócio.

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com aquele amigo que está precisando!

E caso tenha dificuldade para entender algo, ou está travado tentando colocar essa estratégia em prática, fique tranquilo, nós somos uma empresa especializada em Marketing Digital e podemos te ajudar!

Nos envie uma mensagem – estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

 

17 99787-2247.

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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