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Análise de métricas – entenda sua importância e poder

A importância de analisar e medir as métricas nas empresas vai além de buscar resultados que as campanhas de marketing digital apresentam. Elas colaboram para que os processos de benchmarking, por exemplo, sejam feitos da forma mais precisa possível.

Resumidamente, somente por meio das métricas é que se compara o desempenho de práticas da sua empresa diante dos seus concorrentes, buscando saber o que seus produtos e serviços acrescentam ao cliente. Esse tipo de análise contribui também para o aperfeiçoamento, atualização da empresa sobre práticas relevantes para segmento e redução de erros e custos. Sabendo disso, é imprescindível deixar para lá as métricas nas estratégias de marketing digital, certo?

Nesse artigo mostraremos a fundo a importância da análise de métricas e quais podem se encaixar nessas estratégias, garantindo que sejam otimizadas e adaptadas para o mercado.

O que são métricas?

Métricas são cálculos matemáticos que permitem quantificar seu desempenho ao longo do tempo. Elas estão sempre atreladas às suas metas e objetivos estratégicos. Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é ampliar a audiência do seu blog, uma das métricas será a quantidade de visitas por mês gerada por meio de estratégias de links patrocinados, SEO, etc.

As métricas sempre devem ser quantificáveis, isto é, expressas em números, para que facilite o entendimento e a evolução das suas ações.

A análise de métricas é o que viabiliza a compreensão da sua empresa sobre quais são as melhores estratégias para um crescimento gradativo de desempenho em marketing digital e marketing de conteúdo.

Analisando comportamentos, cliques, fontes de tráfego, ações, conteúdos curtidos, compartilhados, comentados, páginas visitadas, no seu blog, sua empresa poderá entender com maior profundidade quem é seu cliente ideal, o que ele procura, quando procura e como toma a decisão da compra.

O trabalho deve ser feito minuciosamente, mas proporcionará uma visão mais abrangente de como construir estratégias de marketing e assim conquistar mais clientes para sua empresa.

Planejar é importante

É necessário saber analisar e entender os resultados conquistados, sendo fundamental para alcançar sucesso com as estratégias. Com isso, o passo número um para utilizar as métricas ao seu favor é saber definir quais os objetivos buscados pela empresa nas estratégias digitais.

Existem dois conjuntos de métricas no marketing digital: sociais e de negócios.

As métricas sociais referem-se ao grau de envolvimento que os usuários têm com a marca. Neste conjunto de mensuração, entra o engajamento, alcance e o número de seguidores. Normalmente, esses resultados são mais relevantes para as marcas que possuem uma comunicação efetiva nas mídias sociais.

Já as métricas de negócios são aquelas que envolvem os resultados obtidos nas estratégias que visam como objetivo as vendas. Entram os seguintes números nessa categoria: leads captados, upsell, ticket médio, contatos comerciais, pedidos de orçamento e faturamento com vendas.

Apesar de ser discutido dentre as duas categorias, a principal dúvida é qual seria a marca mais relevante. A resposta para esse questionamento é o planejamento da marca. Ao iniciar suas estratégias, toda empresa deve estabelecer os resultados que almeja alcançar.

Métricas essenciais de acompanhamento

 

Alcance

O alcance mede como seu conteúdo será distribuído. A métrica de alcance não diz muita coisa sozinha, por isso é necessário contar com outras métricas de apoio, como por exemplo, o engajamento. Você deve acompanhar diariamente.

Discussões sobre sua marca

O volume pelas conversas e discussões sobre sua marca é mais do que o número de vezes que você publica ou interage nas redes sociais. Isso mede se as pessoas falam sobre você e seu negócio. Além de acompanhar diariamente, você deve gerar relatórios mensais com os principais tópicos.

Tráfego de mídias sociais

Esse tópico é essencial para você que tem uma estratégia de marketing de conteúdo. Ele analisa quantas pessoas estão chegando no seu site ou blog através das publicações em suas redes sociais.

Taxa de conversão

Na parte de aquisição do Google Analytics, clicando em “redes sociais”, você confere métricas mais aprofundadas, como a taxa de conversão. Ou seja, a métrica essencial para entender seus esforços têm um impacto no crescimento geral do seu negócio. Você decide a conversão, podendo analisar quantos visitantes viraram leads, clientes e pessoas que compram seu produto, varia dos seus objetivos. Esses dados devem ser acompanhados mensalmente.

Engajamento

É a métrica mais considerada daqui, já que a estratégia é focada na distribuição dos conteúdos e construção da imagem da marca. É necessário analisar o engajamento considerando número de likes, compartilhamentos e comentários das publicações. Fazer relatórios semanais e mensais comparando a taxa geral de engajamento nos seus canais é necessário, diariamente e em todas as publicações.

ROI

Essa é uma das métricas mais importantes quando falado de marketing digital e com as mídias não seria diferente. O ROI (return over investiment) é calculado da seguinte maneira:

Citaremos um exemplo: se uma empresa aplicou R$ 10 mil em campanhas de marketing digital e vendeu R$ 35 mil por meio delas, teremos:

ROI = (35.000 – 10.000) / 10.000 = 2,5.
Isto é, o ROI equivale a 2,5 vezes o valor do investimento inicial, ou seja, um ROI de 250%!
É importante analisar o ROI de todas as suas ações em social para evitar o desperdício de dinheiro.

Crescimento do canal

O crescimento do canal é uma das métricas considerada mais relevantes na estratégia de social media. É medindo o crescimento e avaliar o aumento da base de seguidores, engajamento e do tráfego vindo de social. Deve-se acompanhar semanalmente e mensalmente.

Tráfego do site

Estar a par do tráfego do site é algo que costuma ser feito independente de qualquer pretensão, afinal, tudo o que é publicado, deve gerar alguma expectativa e, para saber se serão correspondidas, é necessário verificar o tráfego.

Métricas relevantes

Aplicando essa métrica é necessário ter em mente que o fator determinante não é o número “bruto” de visitantes, mas sim o número de visitantes únicos, ou seja, aqueles visitantes que retornam à página durante o período avaliado. Entende-se como visitante único aquele representado por um determinado dispositivo — o que pode não ser exatamente preciso, porém, é inegavelmente relevante.
As métricas ajudam a auxiliar os profissionais a tomar decisões mais assertivas, indicando novas oportunidades e apontando melhores investimentos, considerando as particularidades de cada empresa.
Com a avaliação correta, é possível entender quais as melhores ações, dimensionando os pontos fortes e suprimindo os mais fracos.
Dentre as principais métricas avaliadas, consideramos:

Google Analytics — são verificados os números em geral que envolvem o desempenho do site da empresa: visitantes, número de acesso, origem de tráfego, conversão. Todos os números são avaliados para a melhor assertividade das campanhas;

Quintly – A Quintly é uma ferramenta para a análise das métricas de redes sociais. Ela oferece inúmeras opções de monitoramento e permite que você veja todas as suas redes sociais em um só dashboard;

Formulário inteligente — são mensurados contatos feitos através do formulário disponível no site e também na taxa de conversão;

Hotjar — os mapas de calor obtidos com a plataforma permitem avaliar o desempenho do site, indicando os principais pontos de melhora e as oportunidades disponíveis;

Pesquisa de Palavras Chave — são avaliadas as melhores palavras-chave para o site, de forma a oferecer uma página otimizada e bem ranqueada. As avaliações são periódicas, para que a posição nos mecanismos de busca seja sempre o melhor.

Na Interstatus, nosso foco principal é trazer resultados nas ações que possa ser convertido em vendas e lucro para sua empresa. As campanhas são desenvolvidas com o pensamento de otimizar investimentos, e oferecer o melhor retorno a nossos clientes.

Por isso, não perca mais tempo com estratégias falhas e métricas que não geram resultados. Traga sua empresa para a Interstatus e comece a lucrar com o melhor marketing social! Entre em contato conosco através do número (17) 99787-2247! 

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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