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7 dicas para ajudar sua empresa a crescer em tempos de crise

Todos sabemos que em momentos de crise, o pensamento mais natural é o de buscar segurança financeira, e isso faz sentido, mas será que essa realmente é a melhor decisão?

Ao mesmo tempo em que algumas empresas e negócios sofrem, outros crescem! Independente de qual for sua crença, uma coisa é certa: ninguém se destaca dentro da zona de conforto. Nesse meio tempo é primordial saber discernir um foco imediato para seu negócio.

A seguir abordaremos um passo-a-passo prático sobre como conseguir novos clientes através de técnicas de marketing digital. Vamos lá?

 Defina quem é sua persona

O primeiro passo para o crescimento é o entendimento, então pesquise mais a fundo sobre seu público-alvo e, a partir daí, defina sua persona – caso você ainda não saiba o que é uma persona, vamos explicar.

Sua persona é seu ICP (ideal customer profile/perfil ideal de cliente) com vida! Tenha empatia pelo seu cliente e, baseando-se nisso, lhe atribua um nome, idade, localização, interesses e, acima de tudo, faça um brainstorming para entender o que sua persona vê, ouve e sente!

Parece coisa de louco não é mesmo? Mas no Marketing Digital é um caminho usado diariamente para empresas que almejam crescer nessa área.

Identifique as dores da sua persona

Depois de definir sua persona, você precisará identificar suas dores e entender seus problemas. Veja o mundo sob a ótica da sua persona, tenha empatia – somente assim você será capaz de chegar ao cerne da questão, compreendendo suas verdadeiras dores e problemas.

Desenvolva soluções

Tendo compreendido o contexto de vida da sua persona e identificado suas dores, você estará apto a fazer algo a respeito – esse é o momento de pensar em soluções, em como você pode ajudar. Se há algo essencial aqui, é colocar as necessidades do outro à frente das suas, o foco está em solucionar os problemas da sua persona. Seja criativo!

 

Produza conteúdos que ofereçam soluções

Ofereça as soluções desenvolvidas através de conteúdo – existem diversos formatos que você pode utilizar, assim como eBooks, artigos de Blog, Whitepapers, Webinars, Newsletter, vídeos, postagens nas redes sociais e muito mais! Independente de qual seja o formato a ser utilizado, lembre-se: ofereça valor, qualidade nas soluções e seja genuíno.

Distribua seu conteúdo para as pessoas certas

Essa é uma das partes mais importantes do processo, na qual muitos têm dificuldade: fazer com que seu conteúdo chegue até as pessoas certas – afinal, do que vale um eBook sobre física quântica para um nutricionista?

Existem algumas formas para impactar sua persona, mas vamos focar em duas delas: SEO (search engine optimization/otimização nos mecanismos de busca) e Tráfego Pago.

A técnica de SEO se consiste em otimizar seu site em nível de programação, tags e palavras-chave, para que dessa forma, você obtenha um rankeamento melhor no Google e em outras ferramentas de busca –  isso é extremamente importante, já que aparecendo na primeira página e nas primeiras colocações, suas chances de ser encontrado por pessoas que fazem pesquisas relacionadas à sua empresa são MUITO maiores.

Sobre Tráfego Pago, se trata de utilizar plataformas de publicidade online (Facebook/Instagram, Google, Taboola, Outbrain, LinkedIn, Twitter) para a veiculação de anúncios digitais – a grande vantagem desse método é que caso você domine as ferramentas, você conseguirá direcionar seus anúncios diretamente para a sua persona!

Otimize, automatize e economize

Otimize seus métodos, automatize seus processos e economize seu tempo e dinheiro. Existem incontáveis possibilidades de análises métricas disponíveis para que você entenda melhor o comportamento do seu público por meio de plataformas como o Google Analytics, mLabs e o próprio dashboard das plataformas de publicidade online.

Use as informações adquiridas para, em outras plataformas como a RD Station, automatizar seus processos através de fluxos de automação, que permitem o disparo de e-mails e conteúdo de forma automatizada a partir de parâmetros pré-definidos por você, e economize seu tempo e dinheiro com tudo isso!

Feche novos negócios!

A partir da distribuição do seu conteúdo de valor para o público certo e das automações, feche novos negócios! Caso você opte por utilizar uma ferramenta como a RD Station, você conseguirá filtrar seus leads (clientes em potencial que disponibilizam informações pessoais como nome, e-mail e telefone em troca de conteúdo de valor) de acordo com seus respectivos momentos dentro do funil de vendas, assim você conseguirá distinguir quem está mais próximo para fazer negócios!

Se você identificou sua empresa com esse artigo de blog e achou úteis as informações passadas, salve essa postagem e compartilhe nosso conteúdo! Dessa forma, além de nos ajudar, você também ajudará outras pessoas a terem acesso ao conteúdo!

Quer saber mais? Nós podemos ajudar!

Se você quer saber mais sobre como crescer em tempos de crise, a receita continua sendo a mesma de um momento comum, mas com uma abordagem diferente.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco através do e-mail contato@interstatus.com.br, pelo WhatsApp (17) 99787-2247 ou pelo direct do Instagram!

 

 

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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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