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10 estratégias para gerar engajamento nas redes sociais

Nos dias atuais não é novidade que as redes sociais são fundamentais para desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, podendo impactar diretamente os resultados dentro da sua empresa. Talvez o que você não saiba é que com algumas técnicas é possível promover um maior engajamento nas redes sociais, sabendo usar a comunicação que a internet pode lhe proporcionar e assim, criar um relacionamento a longo prazo com seu público.

Ao longo desse artigo, vamos listar estratégias que ajudam a impulsionar o seu engajamento nas redes sociais, veja só:

  1. Saiba quem é seu público-alvo

Para conseguir ter sucesso em qualquer estratégia de comunicação, é necessário saber quem é o público-alvo da sua empresa. Além de saber detalhes a respeito do comportamento e personalidade das pessoas, é preciso informações como idade, sexo, profissão, grau de instrução, entre outras.

Conhecendo um pouco sobre o potencial cliente, sua empresa poderá interagir com conteúdos que atendam a necessidade de interesse da pessoa. Assim, as publicações feitas nas redes sociais se tornam úteis e relevantes para seus seguidores, aumentando seu engajamento.

  1. Planeje sua estratégia

A internet é um meio de comunicação dinâmico, tendo um fluxo continuo de informações e favorecendo o improviso, mas, para ter êxito em sua estratégia nas redes sociais, é necessário favorecer um planejamento do conteúdo antes de ser publicado. Criando uma rotina e tendo conteúdo, o material tende a ter mais qualidade.

Defina abordagens, temas, estilos de linguagem que devem ser usadas em sua campanha, formato das postagens, entre outros cuidados. É verdade que é possível promover testes nas redes sociais até se encontrar a fórmula ideal para sua empresa, mas, de qualquer forma, não deixa de se importante traçar um planejamento para sua estratégia.

  1. Atraia pelo conteúdo

A comunicação da sua empresa com futuros clientes que são atraídos pelo conteúdo que você postou deve ter um tom pessoal, como se fosse uma pessoa conversando com a outra, se tornando um relacionamento interpessoal, assim, a pessoa que interagir nas redes sociais com você, se sente confortável em estar se comunicando.

O número de seguidores ou curtidas merecem sua atenção, mas o engajamento por meio de comentários é uma das métricas mais relevantes para avaliar o desempenho da sua publicação. Portanto, a proposta de conteúdo da marca deve ser original, instigando seu público a tomar uma ação.

  1. Acompanhe menções nas redes sociais

Não é sempre que alguns usuários se comunicam diretamente com sua marca, para fazer elogios ou reclamações. Às vezes, os comentários aparecem em seus perfis pessoais e ganham um alcance maior e significativo em sua rede de amigos.

Portanto, é importante estar sempre a par do que estão falando da sua empresa nas redes sociais, especialmente para possíveis reclamações. Identificando esse tipo de mensagem, você pode entrar em contato com o usuário e gerenciar possíveis crises de imagem. Existem alguns softwares (pagos e gratuitos) que permitem monitorar menções e responde-las.

Além de você conseguir classifica-las como neutras, positivas ou negativas, terá uma visão de como está a reputação da sua marca na internet.

  1. Não demore para responder

Não basta sua empresa estar somente nas redes sociais, esteja ciente que você deverá atender a diferentes demandas do consumidor. É inevitável que um seguidor utilize esses canais para dizer algo sobre sua marca, esclarecer dúvidas ou reclamar. Por isso, não deixe de responder às interações – inclusive críticas.

  1. Vá onde seu público se encontra

Conhecendo seu público-alvo, você conseguirá entender quais as redes sociais mais usadas por eles e seus respectivos comportamentos dentro de cada plataforma. Por exemplo, caso seu público seja composto por adultos e profissionais, o LinkedIn é uma rede social ótima para isso – se o seu público é mais descontraído e tem uma linguagem mais jovial, redes sociais como Instagram e Twitter dariam um maior resultado nas suas campanhas.

Entendendo onde seu público se encontra, você descobre também onde sua marca deve estar!

  1. Mude a linguagem da publicidade tradicional

Ofereça conteúdos relevantes para seu público, que contenha uma linguagem leve e natural, como se fosse uma pessoa real publicando. Isso tem o objetivo de criar um relacionamento com seu cliente, afinal, atualmente as redes sociais trazem para o marketing uma nova maneira de divulgar sua marca, com abordagens diferentes e atuais.

  1. Interaja nas comunidades

A interação com seu público também pode acontecer dentro de comunidades que algumas redes sociais oferecem. No LinkedIn e Facebook existem grupos dos mais diversos assuntos.

Com perfis dos colaboradores da empresa (por exemplo, gerente de marketing ou analista de RH), você interage com o público interessado em seu segmento, em um espaço totalmente focado no assunto.

  1. Produza conteúdos com interação

Para interagir com as pessoas nas redes sociais, sua empresa deve gerar um engajamento com elas. Produzindo conteúdos que incentivem a participação do público, postagens que gerem a identificação e faça usuários comentarem, compartilharem e marcarem amigos.

Além de criar esse conteúdo, você deve responder as interações e mostrar que sua marca valoriza a participação e as opiniões que seu público pode oferecer. Dessa forma se fortalece o relacionamento com consumidores, assim como a imagem da empresa.

  1. Mensure os dados

Não valeria de nada o esforço de criar engajamento nas redes sociais, se você não conseguir mensurar esse resultado depois, assim, você consegue impulsionar suas ações e depois avaliar o desempenho das publicações, conseguindo identificar o que pode despertar mais interesse no seu público, o que gerou mais conversões ou atraiu mais visitantes e ajustar a próxima estratégia.

Para conseguir fazer isso, é necessário alinhar seus objetivos e metas, definindo quais métricas indicarão se você alcançou o que queria. Por exemplo, se você tem um e-commerce e o seu objetivo principal é gerar vendas em determinado período, é importante ficar atento no número de conversões geradas com visitantes vindos das redes sociais.

Como vimos nesse artigo, sua empresa deve saber primeiramente onde seus potenciais clientes se encontram – dentro e fora da internet. A partir disso, não deixe de aproveitar o potencial das redes sociais para sua empresa e negócio.

Se você quer saber mais sobre estratégias para gerar engajamento nas redes sociais, não hesite em entrar em contato! Somos uma agência de Marketing Digital especializada em planejamentos e estratégias para sua empresa. Oferecemos o Inbound Marketing, juntamente com ferramentas digitais que segmentam e atingem seu público-alvo.

Fale conosco através do WhatsApp (17) 99787-2247.

 



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Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Diretor Comercial

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