Nos dias atuais não é novidade que as redes sociais são fundamentais para desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, podendo impactar diretamente os resultados dentro da sua empresa. Talvez o que você não saiba é que com algumas técnicas é possível promover um maior engajamento nas redes sociais, sabendo usar a comunicação que a internet pode lhe proporcionar e assim, criar um relacionamento a longo prazo com seu público.
Ao longo desse artigo, vamos listar estratégias que ajudam a impulsionar o seu engajamento nas redes sociais, veja só:
- Saiba quem é seu público-alvo
Para conseguir ter sucesso em qualquer estratégia de comunicação, é necessário saber quem é o público-alvo da sua empresa. Além de saber detalhes a respeito do comportamento e personalidade das pessoas, é preciso informações como idade, sexo, profissão, grau de instrução, entre outras.
Conhecendo um pouco sobre o potencial cliente, sua empresa poderá interagir com conteúdos que atendam a necessidade de interesse da pessoa. Assim, as publicações feitas nas redes sociais se tornam úteis e relevantes para seus seguidores, aumentando seu engajamento.
- Planeje sua estratégia
A internet é um meio de comunicação dinâmico, tendo um fluxo continuo de informações e favorecendo o improviso, mas, para ter êxito em sua estratégia nas redes sociais, é necessário favorecer um planejamento do conteúdo antes de ser publicado. Criando uma rotina e tendo conteúdo, o material tende a ter mais qualidade.
Defina abordagens, temas, estilos de linguagem que devem ser usadas em sua campanha, formato das postagens, entre outros cuidados. É verdade que é possível promover testes nas redes sociais até se encontrar a fórmula ideal para sua empresa, mas, de qualquer forma, não deixa de se importante traçar um planejamento para sua estratégia.
- Atraia pelo conteúdo
A comunicação da sua empresa com futuros clientes que são atraídos pelo conteúdo que você postou deve ter um tom pessoal, como se fosse uma pessoa conversando com a outra, se tornando um relacionamento interpessoal, assim, a pessoa que interagir nas redes sociais com você, se sente confortável em estar se comunicando.
O número de seguidores ou curtidas merecem sua atenção, mas o engajamento por meio de comentários é uma das métricas mais relevantes para avaliar o desempenho da sua publicação. Portanto, a proposta de conteúdo da marca deve ser original, instigando seu público a tomar uma ação.
- Acompanhe menções nas redes sociais
Não é sempre que alguns usuários se comunicam diretamente com sua marca, para fazer elogios ou reclamações. Às vezes, os comentários aparecem em seus perfis pessoais e ganham um alcance maior e significativo em sua rede de amigos.
Portanto, é importante estar sempre a par do que estão falando da sua empresa nas redes sociais, especialmente para possíveis reclamações. Identificando esse tipo de mensagem, você pode entrar em contato com o usuário e gerenciar possíveis crises de imagem. Existem alguns softwares (pagos e gratuitos) que permitem monitorar menções e responde-las.
Além de você conseguir classifica-las como neutras, positivas ou negativas, terá uma visão de como está a reputação da sua marca na internet.
- Não demore para responder
Não basta sua empresa estar somente nas redes sociais, esteja ciente que você deverá atender a diferentes demandas do consumidor. É inevitável que um seguidor utilize esses canais para dizer algo sobre sua marca, esclarecer dúvidas ou reclamar. Por isso, não deixe de responder às interações – inclusive críticas.
- Vá onde seu público se encontra
Conhecendo seu público-alvo, você conseguirá entender quais as redes sociais mais usadas por eles e seus respectivos comportamentos dentro de cada plataforma. Por exemplo, caso seu público seja composto por adultos e profissionais, o LinkedIn é uma rede social ótima para isso – se o seu público é mais descontraído e tem uma linguagem mais jovial, redes sociais como Instagram e Twitter dariam um maior resultado nas suas campanhas.
Entendendo onde seu público se encontra, você descobre também onde sua marca deve estar!
- Mude a linguagem da publicidade tradicional
Ofereça conteúdos relevantes para seu público, que contenha uma linguagem leve e natural, como se fosse uma pessoa real publicando. Isso tem o objetivo de criar um relacionamento com seu cliente, afinal, atualmente as redes sociais trazem para o marketing uma nova maneira de divulgar sua marca, com abordagens diferentes e atuais.
- Interaja nas comunidades
A interação com seu público também pode acontecer dentro de comunidades que algumas redes sociais oferecem. No LinkedIn e Facebook existem grupos dos mais diversos assuntos.
Com perfis dos colaboradores da empresa (por exemplo, gerente de marketing ou analista de RH), você interage com o público interessado em seu segmento, em um espaço totalmente focado no assunto.
- Produza conteúdos com interação
Para interagir com as pessoas nas redes sociais, sua empresa deve gerar um engajamento com elas. Produzindo conteúdos que incentivem a participação do público, postagens que gerem a identificação e faça usuários comentarem, compartilharem e marcarem amigos.
Além de criar esse conteúdo, você deve responder as interações e mostrar que sua marca valoriza a participação e as opiniões que seu público pode oferecer. Dessa forma se fortalece o relacionamento com consumidores, assim como a imagem da empresa.
- Mensure os dados
Não valeria de nada o esforço de criar engajamento nas redes sociais, se você não conseguir mensurar esse resultado depois, assim, você consegue impulsionar suas ações e depois avaliar o desempenho das publicações, conseguindo identificar o que pode despertar mais interesse no seu público, o que gerou mais conversões ou atraiu mais visitantes e ajustar a próxima estratégia.
Para conseguir fazer isso, é necessário alinhar seus objetivos e metas, definindo quais métricas indicarão se você alcançou o que queria. Por exemplo, se você tem um e-commerce e o seu objetivo principal é gerar vendas em determinado período, é importante ficar atento no número de conversões geradas com visitantes vindos das redes sociais.
Como vimos nesse artigo, sua empresa deve saber primeiramente onde seus potenciais clientes se encontram – dentro e fora da internet. A partir disso, não deixe de aproveitar o potencial das redes sociais para sua empresa e negócio.
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